Confira algumas bebidas que podem ser extremamente maléficas para diabéticos
Bebidas alcoólicas, refrigerantes e até o café devem ser evitados.
A diabetes é uma doença que não tem causa específica, mas está muito associada a fatores genéticos. Sendo assim, se prevenir dessa doença com uma boa alimentação e atividades físicas é recomendado não só pela diabetes, mas para a saúde de todo o corpo. Contudo ao ser diagnosticado com essa doença, é necessário ter acompanhamento médico e seguir o tratamento indicado. Nesse sentido, é preciso se atentar ainda mais à alimentação e os diabéticos devem, inclusive, evitar algumas bebidas. Confira a seguir.
Veja também: Diabetes pode estar relacionada com sono excessivo?
Como tratar a diabetes?
A diabetes é uma doença que pode levar as pessoas a condições de saúde muito graves. Dessa forma, é preciso sempre tentar preveni-la, mas quando não for mais possível e já houver o diagnóstico de diabetes, busque o tratamento adequado. Nesse sentido, normalmente o tratamento se dá com medicamentos antidiabéticos que reduzem a glicemia, ou então se faz uso da insulina sintética para regular o açúcar no sangue.
Em paralelo a isso, é necessário vigiar sempre a alimentação, para controlar a quantidade de glicose ingerida. No entanto, o que muitas pessoas não percebem é que, ao falar de alimentação se incluem também as bebidas, e não apenas comidas, que podem ser grandes vilãs para o diabético.
Bebidas que os diabéticos devem evitar
A primeira bebida, e talvez mais óbvia, que o diabético deve evitar são os refrigerantes. Não é segredo que essas bebidas são, na maioria das vezes, cheias de açúcar e podem causar picos de glicemia em quem sofre com essa condição.
Em seguida, está o café. Nesse caso, apesar de haverem estudos que associam o café à prevenção da diabetes, outros falam também do seu perigo para essas pessoas, pois a cafeína pode ser negativa para a sensibilidade à insulina. Além disso, os cafés industrializados e a adição de itens como adoçante, açúcar e cremes ao café também podem contribuir para os picos de insulina.
Para finalizar, não recomenda-se o consumo das bebidas alcoólicas para quem é diabético. Isso porque o álcool estimula a fome, o que pode te fazer comer mais do que deveria, e assim seu corpo pode não conseguir controlar os níveis glicêmicos. Em adição a isso, normalmente essas bebidas são muito calóricas, o que também aumenta o açúcar no sangue, especialmente cervejas e vinho.
Comentários estão fechados.