Bem-estar no trabalho: 3 dicas de aprendizado para melhorar a vida profissional
Pesquisa defende que o bem-estar no trabalho está diretamente ligado ao aprendizado contínuo, pois o desenvolvimento profissional aumenta o propósito, reduz o estresse e melhora as relações no laborais.
O mundo do trabalho está cada vez mais dinâmico e competitivo, exigindo que o profissional se dedique ao máximo e continue entregando ótimos resultados.
Contudo, nem sempre esse ritmo acelerado dos empregos acompanha o bem-estar do colaborador. Assim, o desequilíbrio provoca um aumento de casos de ansiedade e burnout no ambiente de trabalho.
Muito além de um problema individual, a falta de sensação de bem-estar no emprego está afetando pessoas em todo mundo. No Brasil, os pesquisadores já consideram o sofrimento psíquico uma situação epidêmica no país.
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a síndrome de burnout já é classificada como uma doença ocupacional. Ou seja, esse distúrbio emocional provocado pelo trabalho desgastante é oficialmente uma enfermidade do trabalho.
Por isso, as pessoas começaram a observar que é preciso ter um equilíbrio entre o bem-estar e as atividades profissionais.
Nos últimos anos, estudos da Harvard Business Review também reforçaram a importância de promover o bem-estar no trabalho.
Entre as publicações do portal, o artigo dos pesquisadores Chen Zhang, Christopher Myers e David Mayer determinou como é possível lidar com o estresse laboral através do foco no aprendizado.
Depois de observar mais de 300 profissionais e analisar dados de pesquisas, os cientistas determinaram as três ações de trabalho que podem melhorar a vida do colaborador.
(Imagem: Freepik/Reprodução)
Aprendizado contínuo: 3 dicas para promover o bem-estar no trabalho
1. Desafios são oportunidades de aprendizagem
O primeiro passo para enfrentar situações de trabalho estressantes é reformular o que essas atividades representam.
Para os pesquisadores, é importante os profissionais enxergarem que, apesar do conflito, a adversidade pode trazer conhecimento e experiência, tornando-se uma grande oportunidade de aprendizagem no trabalho.
2. Conversa e aprendizagem com seus colegas
Outro caminho para continuar se desenvolvendo é perceber como as pessoas que compartilham o ambiente de trabalho também podem contribuir positivamente.
Conversar e compartilhar com os colegas pode trazer insights e novas perspectivas engrandecedoras.
3. A aprendizagem pode ser uma pausa no trabalho
Por fim, eles acreditam que aprender pode ser uma tática para fugir da rotina do trabalho. Assim, a hora do ensino deve ser um momento individual feito para tirar o foco das tarefas.
Seja para relaxamento ou distração, o aprendizado consegue promover a diversão, por meio de atividades interessantes e positivas, contribuindo para o bem-estar emocional.
Nos últimos anos, as discussões sobre bem-estar e saúde mental ganharam destaque no ambiente de trabalho. Por conta disso, estabelecer as táticas acima é uma estratégia essencial para se sentir bem, trabalhar e aprender com equilíbrio.
* Com informações da Harvard Business Review.
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