Beneficiários nascidos em novembro e dezembro já podem sacar o PIS/Pasep
De acordo com a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, a liberação é conforme a data de nascimento do beneficiário, no caso do PIS, ou com o número final do Pasep.
Nesta segunda-feira, 17, os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em novembro e dezembro começam a receber o abono salarial referente ao ano-base 2021. A Caixa Econômica Federal deu início ao pagamento em 15 de fevereiro, de acordo com o mês de nascimento do beneficiário.
O abono salarial, que corresponde a até um salário mínimo, é destinado aos trabalhadores cadastrados no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) por pelo menos cinco anos.
Neste momento, estão aptos a receber o abono aqueles que exerceram atividade formal por pelo menos 30 dias em 2021, com uma média de remuneração mensal de até dois salários mínimos.
Abono salarial liberado
No caso de servidores públicos, militares e empregados de estatais que estão inscritos no Pasep, a liberação do abono salarial segue o calendário do Banco do Brasil, coincidindo com as mesmas datas do PIS. Ambos os programas têm como limite para saque o dia 28 de dezembro.
Após essa data, os recursos que não forem retirados retornam aos cofres do governo. É importante que os beneficiários estejam cientes do prazo e realizem o saque dentro do período determinado para evitar a perda do benefício.
Aproximadamente 22 milhões de trabalhadores têm direito a receber o abono salarial, cujo valor varia de acordo com o número de dias trabalhados durante o ano-base 2021.
O montante total a ser pago ultrapassa os R$ 20 bilhões. Esses pagamentos são destinados a apoiar os trabalhadores e representam um importante estímulo econômico.
Neste lote de pagamento do abono salarial, um total de 4.202.121 trabalhadores receberão um montante de R$ 4,25 bilhões. Nesse número, 3.659.893 trabalhadores têm direito ao PIS, enquanto 544.228 têm direito ao Pasep.
Valores esquecidos estarão disponíveis até dezembro
Cerca de 400 mil trabalhadores que se esqueceram de retirar o abono do PIS/Pasep referente a 2020 têm a oportunidade de solicitar o pagamento ao Ministério do Trabalho desde 15 de fevereiro.
Embora os valores tenham ficado disponíveis até 29 de dezembro do ano passado, aqueles que perderam o prazo têm até cinco anos para retirar os recursos, desde que entrem com recurso administrativo.
Comentários estão fechados.