Benefício para crianças e adolescentes; veja como receber
Valor atual do auxílio é de R$ 1.212 e muda conforme o salário mínimo.
Conhecido como Benefício de Prestação Continuada (BPC), o recurso disponibilizado pelo governo federal visa atender crianças e adolescentes com uma quantia de R$ 1.212. No entanto, para ter direito ao abono, é necessário cumprir alguns requisitos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Leia mais: Entenda como funciona a aposentadoria por deficiência auditiva
O que é o BPC?
A nível de entendimento, tal benefício é ofertado para crianças e adolescentes com deficiência. Além disso, também abrange outros nessas mesmas condições, independente da idade. Ademais, idosos que possuem idade igual ou superior a 65 anos que estejam em situação de vulnerabilidade social têm direito à solicitação do auxílio.
Quanto aos indivíduos com deficiência, aqueles que apresentam algum tipo de impedimento de natureza mental, física, intelectual e sensorial a longo prazo podem receber. Sendo assim, aqueles que possuem dificuldades em participar de maneira ativa e plena na sociedade, em patamar de igualdade com os demais, podem solicitar a ajuda.
Quem pode receber o benefício?
As normas para solicitar a participação no programa são:
- Ter uma renda igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo por pessoa em um grupo familiar;
- Aquele a receber o benefício precisa passar por uma avaliação médica e social no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
- O recebedor do BPC, assim como sua família, devem estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).
Apenas seguindo tais condições, as pessoas com deficiência e idosos com mais de 65 anos poderão ter acesso à ajuda.
Como solicitar o BPC?
Para requerer a inclusão no programa, o indivíduo deverá realizar a solicitação do BPC por meio dos canais de atendimento do INSS ou através do telefone 135. Sendo de telefone fixo, a chamada é gratuita.
Outro jeito de se inscrever é acessando o site ou baixando o aplicativo de celular Meu INSS. Além disso, também existe a possibilidade de fazer a requisição presencialmente, em uma Agência da Previdência Social (APS).
Comentários estão fechados.