Benefícios da Hortelã: Veja como usar essa planta medicinal!
A hortelã apresenta uma série de benefícios que vão desde do fator calmante até o alívio de dores estomacais. Clique aqui e conheça!
Uma das plantas medicinais mais utilizadas no Brasil certamente é a hortelã, pois ela traz diversos benefícios para diversas áreas do corpo. Além do mais, ela pode ser utilizada para fazer chá, na criação de óleos essenciais, além de poder incrementar diversas receitas. Inclusive, há a elaboração de produtos nutritivos e medicinais que se apropriam das propriedades da hortelã para gerar alívio de dores.
Sem falar do fato da hortelã ser uma rica fonte de vitaminas e minerais, contendo as vitaminas A e C, além de ferro, cálcio, fósforo e potássio. Veja aqui alguns dos benefícios da hortelã!
Efeito Calmante
A hortelã possui propriedades exclusivas capazes de gerar bem-estar para aquele que a consome. Com isso, é comum encontrar a planta na composição de produtos medicinais que visam aliviar ansiedade, sintomas de estresse e também depressão.
Uma boa dica é utilizar os óleos essenciais de hortelã, que, através do olfato, consegue proporcionar verdadeiros momentos de alívio. Ademais, o chá também pode ser um poderoso tranquilizante e é delicioso, perfeito para horas de relaxamento.
Leia mais: Aprenda essa receita simples e fácil de chá de casca de laranja
Combate de doenças e dores
As propriedades antioxidantes da hortelã irão estimular o desenvolvimento da imunidade e assim trazer saúde através da prevenção. Ademais, a planta contém também efeito antiespasmódico que irão proporcionar o relaxamento do corpo e do intestino.
Logo, a hortelã será perfeita para combater casos de dores e cólicas intestinais, alterações digestivas, náuseas e vômitos. E ela possui também propriedades vasodilatadoras, que irão aliviar dor de cabeça e melhorar a circulação.
Antigripal poderoso
Já é fato conhecido que a hortelã também estará ajudando no tratamento de gripes e resfriados, principalmente quando associado ao gengibre. Isso porque a hortelã possui ácido ascórbico, mentol e tinol, substâncias ótimas para combater o congestionamento nasal e inflamações na garganta.
Assim, você poderá estar consumindo a hortelã através de chás para combater a gripe, ou também utilizar óleos essenciais. Nesse caso, os óleos podem ser esfregados nas mãos e utilizados como uma espécie de vaporização, inalando pelas narinas o cheiro. Isso certamente irá proporcionar rápido descongestionamento nasal e alívio aos sintomas do resfriado.
Comentários estão fechados.