Caminhar na natureza traz MUITOS benefícios para seu cérebro
Experimentar a calmaria é fundamental para manter a saúde da mente. Entenda o impacto que estar na natureza provoca no seu cérebro.
O Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano, na pesquisa realizada com o auxílio de uma ressonância magnética funcional, elenca os benefícios de passear na natureza. E você não precisa sair de sua cidade para usufruir dessas vantagens positivas. Acompanhe esse artigo na integra e saiba os benefícios de caminhar na natureza.
Leia mais: O que acontece com seu cérebro se você perder um braço?
Falta de natureza e doenças
Durante a história da evolução humana, a nossa espécie sempre esteve em volta da natureza. Por essa razão, doenças como depressão não eram frequentes, assim como ansiedade e outros problemas de concentração e falta de foco. Atualmente, boa parte na nossa vida se concentra nas grandes cidades, o que pode trazer prejuízos para a saúde mental, especialmente na piora de quadros depressivos.
Por essa razão, os pesquisadores investigam como passear na natureza pode trazer benefícios para o cérebro, com o objetivo de tornar a nossa vida mais calma e feliz.
Conheça alguns benefícios e como você pode aproveitar mesmo morando em grandes cidades
No estudo conduzido com 63 adultos, os cientistas conseguiram verificar no exame de ressonância magnética a diferença entre caminhadas na floresta, no campo, e caminhadas feitas em ambientes urbanos cercados de natureza, como parques. Entre as vantagens positivas observadas estão a redução da pressão arterial, controle da ansiedade e diversas melhoras, como humor, foco, sono. Concentração e memória também não ficam de fora e se beneficiam de caminhadas na natureza.
Isso acontece porque, segundo os pesquisadores, a amídala cerebral, uma estrutura do cérebro responsável pelo processamento do estresse, apresenta atividade reduzida. Os cientistas ainda observaram um efeito interessante no cérebro de quem faz caminhada urbana. A atividade da amídala cerebral não piorou, mesmo em um ambiente movimentado.
Assim, isso significa que, mesmo se você não puder caminhar em bosques ou parques fora da cidade, seu corpo não vai sofrer com um estresse adicional. Por esse motivo, para reduzir o estresse, seja em locais mais distantes ou não, o importante é se colocar em movimento e estar em contato com a natureza.
Comentários estão fechados.