Abacaxi: saiba quem NÃO pode comer essa fruta
Apesar de ser rico em nutrientes e benefícios para o organismo, o abacaxi pode ser contraindicado em algumas situações. Saiba quais!
O abacaxi é uma das frutas tropicais mais populares do Brasil e muito consumida no verão, devido ao seu sabor refrescante. Apesar de ser riquíssimo em nutrientes, existem algumas condições nas quais não recomenda-se o consumo dessa fruta. Acompanhe este artigo e entenda!
Leia mais: Melancia: ela é indicada para todas as pessoas?
Benefícios do abacaxi e contraindicações
O abacaxi é rico em vitaminas e minerais, como as vitaminas A, C e do complexo B, e minerais como manganês, potássio e magnésio. Ademais, também possui fibras e compostos com ação benéfica ao organismo, tornando esta fruta uma fonte de inúmeros nutrientes essenciais.
Assim, ele contribui com o aumento da imunidade e na prevenção de doenças cardíacas, além de reduzir o colesterol ruim. No entanto, apesar dos seus benefícios, existem situações nas quais o consumo de abacaxi é contraindicado, como em condições alérgicas ou problemas gástricos.
- Alergias
Por ser uma fruta exótica, é possível que algumas pessoas possam desenvolver alergia ao abacaxi. Portanto, caso você tenha consumido a fruta e se sentiu mal em seguida, busque um alergologista para realizar o teste de alergia.
- Problemas gástricos
O abacaxi é uma fruta ácida, então se você sofre com gastrite, úlceras ou refluxo, este alimento pode aumentar a queimação no estômago. Entretanto, é pouco provável que este sintoma seja uma regra para todas as pessoas com essas condições, sendo necessário avaliar o desconforto a cada caso.
Recomendações de consumo do abacaxi
O consumo do abacaxi pode ser feito por qualquer pessoa, apenas com exceção dos alérgicos ou indivíduos que relatam desconforto com a sua ingestão. A porção diária recomendada dessa fruta para adultos é de 100 gramas (1 a 2 fatias), e para crianças, 50 gramas (1 fatia pequena).
Contudo, lembre-se que assim como qualquer outro alimento, o abacaxi precisa ser consumido com moderação, sendo parte de uma dieta equilibrada, com diversos outros componentes. Enfim, uma dica é ingerir uma fatia de abacaxi após o almoço, principalmente quando houver feijão nessa refeição, a fim de aumentar a absorção de ferro deste último alimento.
Comentários estão fechados.