Melancia: ela é indicada para todas as pessoas?

Algumas frutas, apesar do seu alto teor de nutrientes, podem afetar a saúde de algumas pessoas. Confira!

O Brasil é um grande produtor de melancia. Estados como Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul e Bahia estão entre os maiores produtores dessa fruta. Ela nasce geralmente no final do ano e faz parte do verão de muitas pessoas, já que é uma fruta com alto teor de líquidos.

Ela é rica em vitaminas C e A e possui benefícios como o alívio do estresse e propriedades anti-inflamatórias. Contudo, para algumas pessoas que sofrem da síndrome do intestino irritável, por exemplo, não recomenda-se o seu consumo.

Veja mais em: Plantando melancia de maneira fácil e prática: Confira ótimas dicas!

Algumas propriedades da melancia

A melancia é uma fruta rica em líquidos, que fazem parte de 92% da sua composição. Assim, caso você não tenha costume de beber a quantidade diária de líquidos necessária, opte por comer algumas fatias de melancia durante o dia.

Aliada da dieta, a melancia possui apenas 46kcal por porção. Além disso, concentra vitaminas C e A, potássio, magnésio e outras vitaminas do complexo B.

Ademais, ela possui licopeno, carotenoide que se transforma em vitamina A. O fato importante é que ele previne o câncer no sistema digestivo. Outro fato é o seu potencial para reduzir o colesterol, controlando a pressão arterial e prevenindo contra doenças cardíacas.

Todo mundo pode comer melancia?

Apesar de conter muitas propriedades, ela não é indicada para todas as pessoas. Pessoas que possuem a síndrome do intestino irritável não devem consumir a fruta. Isso porque a melancia é parte do conjunto das frutas do FODMAP (Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides and Polyols, do inglês). Assim, se consumida por essas pessoas, ela pode provocar dores, diarreia e até inflamação no estômago.

Além disso, a melancia também não é indicada para quem sofre de diabetes, porque contém altas taxas de açúcares. Desse modo, alguns nutricionistas indicam que algumas pessoas, sobretudo as que estão dentro desses grupos, devem moderar no consumo dessa fruta.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.