Veja os benefícios do banho quente, que pode ajudar até com a depressão
Um banho quente pode ser bastante relaxante depois de um dia longo. Veja mais benefícios trazidos por essa prática.
O Brasil é um dos países onde mais se toma banho. Seja em virtude da cultura do nosso povo ou pelo clima tropical, essa se tornou uma prática de higiene diária. Mas você sabia que os banhos podem ajudar em diversos aspectos do cotidiano, como na recuperação muscular, controle de humor e muito mais?
Leia mais: Saiba o que acontece se você tomar 2 ou mais banhos por dia
Primeiro, vamos ressaltar alguns pontos positivos do banho frio:
- Ajuda no tratamento de inflamações;
- Dá mais vida aos cabelos;
- Estimula a circulação do sangue;
- Fornece uma sensação de estar mais desperto;
- Revigora;
- Protege os cabelos e a pele.
Agora, as vantagens em relação ao banho quente:
- Reduz o estresse e a ansiedade;
- Proporciona uma limpeza profunda da pele;
- Relaxa os músculos;
- Proporciona uma sensação de relaxamento;
- Dilata os vasos sanguíneos.
Agora, vamos tratar mais especificamente sobre a prática dos banhos quentes, visto que um estudo realizado na Universidade de Freiburg, na Alemanha, relatou que essa prática pode ser tão eficiente na luta contra a depressão quanto praticar exercícios.
Banhos quentes contra a depressão
A pesquisa envolveu 45 voluntários com depressão, indo de moderada a grave com base na Escala de Avaliação de Depressão Hamilton (HAM-D). Assim, alguns participantes tiveram que tomar banhos quentes – com a água a 40°C – por 30 minutos e, após o banho, deitar-se com bolsas térmicas quentes e cobertor, por 20 minutos, duas vezes na semana.
Outros participantes tiveram que praticar algum tipo de exercício físico por 45 minutos, também duas vezes semanais. Ao final da pesquisa, depois de oito semanas, os voluntários passaram novamente pelo teste para aferir o grau da depressão.
Os que se exercitaram tiveram uma queda de três pontos, em uma escala que tinha como média inicial 21,7 pontos, indo de 1 a 50. Já os participantes que tomaram os banhos quentes e fizeram o relaxamento depois tiveram uma queda maior, de seis pontos.
Entretanto, cabe demonstrar que o estudo não é definitivo, visto que teve poucos voluntários. Ademais, 13 das 23 pessoas que fariam exercícios físicos não os realizaram até o final do experimento, bem como o estudo não foi revisado por pares. Contudo, ainda é um bom indício dos benefícios proporcionados pelos banhos quentes e relaxantes para pessoas com depressão.
Assim sendo, os pesquisadores também reforçaram que o banho, quando tomado em banheira, é ainda mais eficaz, já que a imersão ajuda a normalizar os ritmos circadianos e a temperatura corporal. Isso proporciona noites de sono melhores, auxiliando no bom humor e na luta contra a depressão.
Comentários estão fechados.