Benefícios do guaraná: energia, disposição e emagrecimento
Embora muito popular na forma de refrigerante, a fruta guaraná ainda é desconhecida por grande parte dos brasileiros.
Aqui no Brasil, a palavra “guaraná” virou sinônimo de refrigerante, porém, a fruta em si ainda não é tão consumida pelos brasileiros. E isso é uma pena, pois esse fruto da Amazônia é poderoso e oferece inúmeras vantagens para a saúde do nosso corpo e mente. Por isso, separamos alguns dos principais benefícios do guaraná para que você considere incluir essa maravilha brasileira em sua dieta.
Leia mais: Benefícios do Coentro: Erva ajuda na cicatrização e na saúde dos ossos.
Benefícios do guaraná
- Bem-estar mental e energia para o corpo
Uma das maiores vantagens de consumir o guaraná é ter disponível uma quantidade significativa de cafeína. Com isso, queremos dizer que a fruta consegue gerar bem-estar mental, melhora a libido e oferece mais energia para o corpo. Portanto, vale a pena comer ou beber o suco do guaraná se a sua rotina exige muito de você, pois com certeza essa energia extra vai ajudar bastante.
- Previne colesterol alto e diabetes
Na composição dos refrigerantes, o guaraná é um perigo para quem tem diabetes, porém a fruta integra ou o seu suco evitam picos de açúcar no sangue. Isso porque o guaraná é rico em fibras, e por isso absorve a água rapidamente e garante o esvaziamento gástrico. Ademais, o fruto também ajuda no combate ao colesterol por conta da sua reserva de flavonoides e saponinas, que contém um poderoso efeito antioxidante.
- Emagreça com saúde
O guaraná também pode ser um grande aliado para as pessoas que estão em busca de perder alguns quilos a mais. Afinal, ao consumi-lo, você consegue controlar o seu apetite e ter maior sensação de saciedade, o que pode ajudar na redução de peso. E também vale mencionar que o guaraná é uma fruta pouco calórica, de modo que o seu consumo não irá interferir muito no ganho de calorias.
- Composto vitamínico
Por fim, precisamos falar que o guaraná também é fonte de vitaminas, como a vitamina A e a B1. Mas não é só isso, já que o fruto também é fonte de cálcio, potássio, magnésio, ferro e fósforo. Inclusive, povos nativos usavam o guaraná como analgésico natural, e essa função da fruta já tem comprovação científica.
Comentários estão fechados.