Benefícios do INSS alcançam pessoas depressivas? Descubra aqui

A depressão é uma doença que vem aumentando progressivamente, mas será que essas pessoas tem direito a benefícios do INSS? Confira.

A falta de interesse, desânimo e mudanças drásticas de humor, são sintomas comprovados da depressão. Um número consideravelmente maior que 300 milhões de pessoas tem sido diagnosticadas com esta doença em todo o mundo.

Não há preferência por idade, classe social ou qualquer característica existente, visto que todos estão vulneráveis. É recomendável que o indivíduo busque auxílio logo na presença dos primeiros sintomas, pois com o agravamento, eventuais pensamentos suicidas podem vir a aparecer.

Entretanto, ela é ramificada em níveis moderados e graves, e tudo dependerá do diagnóstico dado pelo médico especialista, havendo também a possibilidade de uso continuo de remédios para diminuir os sintomas depressivos. Além disso, a ajuda de psicólogos e psiquiatras contribuem para a melhora do paciente.

A depressão gera o acesso ao auxílio do INSS?

Para obter o auxílio do INSS, a pessoa deve estar incapacitada de trabalhar devido ao quadro de depressão ou problemas psíquicos. Mediante a tais situações, o indivíduo terá a oportunidade de se aposentar por invalidez. Contudo, para o INSS, a doença em si não é considerada, mas sim o reflexo dos sintomas causados no cotidiano do trabalhador, tornando-o incapacitado para as atividades trabalhistas.

Se você acha que pode se enquadrar nestas situações, saiba que é necessário passar por uma perícia médica feita pelo INSS. De acordo com os peritos da Previdência Social, é difícil a aceitação no primeiro momento, pois após este procedimento pericial e a confirmação da incapacidade, o indivíduo será apartado temporariamente. Além disso, precisará passar por uma avaliação médica.

Ao cumprir os procedimentos, o INSS analisará o grau e os efeitos provocados pela depressão ou transtorno psicológico. Normalmente só é concedido o benefício a pessoas que apresentam casos extremos de depressão profunda, sem conseguir dar a volta por cima.

Solicitando aposentadoria por invalidez

Primeiramente, é preciso efetuar o agendamento de uma perícia médica. Para isso, você pode entrar no site ou aplicativo Meu INSS, ou até mesmo ligar para o telefone 135 (de segunda à sábado, das 7h às 22h).
No procedimento, serão avaliados os tipos de incapacitação do paciente, como por exemplo, se a incapacidade é temporária ou definitiva.

Raramente é concedida a solicitação de aposentadoria na primeira tentativa. Assim, primeiro será liberado o auxílio-doença, que corresponde à incapacidade temporária, e somente um tempo depois o trabalhador poderá vir a ter acesso à aposentadoria por invalidez.

Saiba o que significa aposentadoria por invalidez

Na aposentadoria por invalidez concedida pelo INSS, é levada em conta a incapacidade do indivíduo que provém de alguma doença ou condição que não lhe permite executar suas ações trabalhistas de forma definitiva.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More