Benefícios do INSS que muitos não sabem
Faça parte do programa e tenha direito aos auxílios oferecidos pela Previdência Social.
Para ser abrangido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) como segurado, há uma série de requisitos que devem ser seguidos para receber os auxílios do Instituto. Esse programa, fornecido pelo governo, oferece alguns benefícios para os trabalhadores, mas muitos não conhecem as oportunidades.
Por isso, veja a seguir um benefício muito bom ao segurado do INSS e como você pode realizar a sua inscrição.
Leia mais: Ainda é possível se aposentar com o teto do INSS?
“Período de graça!” oferecido pelo INSS
Houve uma época em que o INSS chamava de “período de graça” para ainda receber benefícios do Instituto, mas muita gente não tem conhecimento. Para aqueles que trabalham com carteira assinada e são demitidos, será apurado um período de carência do INSS (um período de 12 meses).
Então, quando provado o desemprego involuntário, você ganha mais 12 meses. Este período pode ser prorrogado por 12 meses caso o segurado tenha feito contribuições por mais de 120 meses consecutivos resultando na perda da condição de segurado.
Ou seja, o segurado obrigatório manterá seus direitos por até 24 meses, independentemente das contribuições. Além disso, se o segurado perder o emprego, o período poderá ser acrescido de mais 12 meses, totalizando 36 meses de carência.
Contribuição facultativa
O período de carência será de seis meses para quem contribuir voluntariamente. No caso das Forças Armadas, por exemplo, o prazo é de três meses. Vale ressaltar que ao sair do período de carência, você não perde o que já contribuiu para o INSS. Com isso, os períodos serão combinados (período atual somado às contribuições anteriores).
Como resultado, você irá recuperar sua segurança e o direito à cobertura pré-existente. Isso acontece quando você faz sua primeira contribuição para retornar. No entanto, como você voltou a contribuir, não terá acesso imediato a todos os benefícios.
Para isso, você deve continuar contribuindo até atingir o número mínimo de contribuições exigidas para receber um benefício. Para ter direito aos benefícios, é recomendável que você atinja um determinado número de contribuições, que o INSS chama de “carência”.
Veja como se registrar no programa do INSS
- A inscrição pode ser feita no aplicativo do Meu INSS, no site oficial ou ligar pelo telefone de número 135.
- É necessário apresentar um pedido ao número 135, se não for filiado (como filhos ou procuradores).
- É necessário inserir o número do CPF e o número da carteira de identidade durante o processo de registro.
- Não é necessário enviar nenhum documento ao INSS ao se cadastrar online ou pelo telefone 135.
- Além disso, essa inscrição também pode ser realizada de forma presencial em uma agência do Instituto.
Comentários estão fechados.