Ainda é possível se aposentar com o teto do INSS?

Em 2022 o valor do teto alcançou R$ 7.087,22.

Uma aposentadoria digna e estável é o que todo mundo procura. Para os brasileiros, isso é sinal de se aposentar com o teto do INSS. Por conta disso, receber esse valor se tornou o sonho de muitos trabalhadores. Entretanto, ainda surgem dúvidas sobre como é possível receber esse benefício e se ele ainda está disponível.

Leia mais: Confira quais os benefícios que podem ser acumulados do INSS

Como funciona o valor do teto?

Anualmente, o INSS atualiza o teto do teto de acordo com a inflação do ano anterior. Dessa forma, é alterado o limite nos valores a serem pagos aos beneficiários de aposentadorias, pensões ou outros benefícios concedidos pela Previdência Social. Assim, é estipulado um piso entre o salário mínimo e o teto, que hoje corresponde a R$ 7.087,22.

Ainda é possível receber o valor do teto?

Para resumir, é sim possível conseguir o benefício no valor do teto do INSS. Porém, é um processo bem difícil e que vai depender de diversos aspectos, como tempo de contribuição, idade, valor de contribuição e até mesmo expectativa de vida. Logo, é preciso preencher uma série de requisitos para ter acesso ao benefício integral.

Além disso, por conta das mudanças na Reforma da Previdência, conseguir essa aposentadoria ficou ainda mais complicada. Antes de tudo, para conseguir receber o teto ou algo próximo a ele, é necessário ter contribuído com valores bem altos por pelo menos 40 anos.

Isso acontece porque o índice de correções inflacionárias no valor do INSS mudou bastante ao longo dos anos, então passou a considerar uma média de contribuições que começaram em 1994. Com isso, quem recebe abaixo do teto não consegue receber a aposentadoria com esse valor.

Nesse caso, uma boa opção é complementar o benefício através de uma previdência privada. Ademais, também é possível complementar os valores através do MEI ou contribuinte individual, visto que no estado de empregado é impossível contribuir mais que o teto, pois ela é repassada pela empresa com base no seu salário.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.