Bilhete Único: o que fazer após suas informações terem vazado?
Venha descobrir o que fazer após o ocorrido para se proteger.
O Bilhete Único é um cartão fornecido pela empresa responsável pelo gerenciamento do transporte público em São Paulo – a SPTrans. Cerca de 13 milhões de usuários do Bilhete Único acabaram por sofrer um ataque cibernético e tiveram vários de seus dados vazados. Sendo assim, no artigo de hoje, vamos abordar o assunto e explicar o que aconteceu, além de dizer como auxiliar as vítimas no que fazer após o ocorrido para se proteger.
O que devo fazer agora para me proteger?
Mais de 13 milhões de pessoas foram vítimas desse ataque cibernético e tiveram diversos dados vazadas – CPF, endereço, senhas e outras informações.
Esse ataque ocorreu no ano de 2020, entretanto, essa informação só foi compartilhada com o público no dia 23 de dezembro de 2022. A polícia foi acionada e alegou que iria notificar os indivíduos que foram alvos do ataque por meio de um e-mail.
Além disso, a polícia salientou que seria importante que todos os usuários trocassem suas senhas e colocassem opções mais seguras.
Acredita-se que a ideia dos criminosos é utilizar os recursos roubados para aplicar golpes se passando por uma determinada pessoa, como clonar o WhatsApp (solicitando transferências para seus contatos próximos), criar uma conta e pedir um cartão de crédito, abrir uma companhia, retirar o valor pertencente às contas do FGTS, entre outros.
Se você for notificado de que foi vítima desse ataque, veja o que fazer para se proteger:
- Não clique em nenhum link desconhecido
- Analise de forma constante suas informações bancárias
- Veja se não possui nenhuma conta ou empréstimo feito em seu nome no serviço do Banco Central
- Entre em sua conta do FGTS e veja se está tudo correto
- Verifique se não existe algum número de telefone em seu nome
- Fique atento a novas tentativas, afinal, suas senhas foram vazadas.
- Mude todas as suas senhas, criando opções mais seguras.
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