Prefeitura do Rio de Janeiro quer investir em Bitcoin para pagamento do IPTU
Entenda o motivo do investimento em moeda digital pela capital carioca.
O bitcoin é uma criptomoeda, um tipo de moeda digital muito valorizado atualmente, e é possível adquirir alguns elementos ao utilizá-la. Assim, uma das maiores novidades da prefeitura do Rio de Janeiro é o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com bitcoin.
Mas calma! Essa é apenas uma possibilidade de inovação tecnológica na capital carioca. Acompanhe a leitura deste artigo e entenda por que a prefeitura do Rio de Janeiro quer investir em bitcoin para pagamento do IPTU.
Leia mais: Bitcoin passa pela maior atualização em 4 anos; veja tudo o que mudou
Bitcoin para pagamento de IPTU no Rio de Janeiro
No dia 13 de janeiro, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), comunicou em um evento sobre a aplicação de 1% do Tesouro da Prefeitura em criptomoedas. Assim, o município vai investir em uma moeda chamada Crypto Rio para que os habitantes da cidade possam pagar o IPTU com a nova moeda digital.
Além disso, todos aqueles que utilizarem bitcoins para pagar o IPTU terão acesso a preços mais baixos. O motivo dessa possibilidade é a de contribuir para o investimento em inovação tecnológica e incentivos fiscais. Além disso, a prefeitura do Rio de Janeiro publicou um decreto no Diário Oficial da União para desenvolver outras ações no mercado de criptomoedas.
Outras inovações tecnológicas no Rio de Janeiro
O prefeito Eduardo Paes também divulgou outras inovações em tecnologia que têm sido feitas no município. Um dos investimentos fiscais é a criação do Porto Maravalley, que é um grande espaço contendo empresas de tecnologia e startups.
O secretário do Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, Chicão Bulhões, também comentou sobre os planos do município para utilizar moedas virtuais. A ideia é que a metrópole utilize criptomoedas ativamente, incentivando o costume por meio de descontos em impostos, especialmente no IPTU.
O cálculo tem como base o desconto da cota total do IPTU atualmente, que é de 7%. Então, caso o pagamento seja feito integralmente com bitcoin, a redução pode chegar a 10%.
Especialistas acreditam que o Rio de Janeiro tem grande capacidade para atuar e incentivar esse setor tecnológico, além de estimular as empresas que fornecem tecnologias a expandir para outros locais do estado.
Gostou desse conteúdo? Acompanhe o blog do Escola Educação e tenha acesso a muitos outros materiais, curiosidades e notícias de todo o Brasil!
Comentários estão fechados.