Bloqueador de prints é uma das novidades da atualização do WhatsApp
Em agosto foi anunciado pelo CEO da Meta o bloqueio de prints do WhatsApp. Recurso está sendo disponibilizado para os testes no Android.
Privacidade e segurança são quesitos em que as empresas digitais investem bastante dinheiro para cada vez mais aprimorar e proteger os dados e informações de seus usuários. Quanto mais blindado for o sistema operacional, mais seguro o usuário se sentirá e confiará no serviço prestado por aquela plataforma.
A Meta é uma das empresas que vem anunciando novas medidas de segurança para seus canais. Em agosto foi anunciado pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg, o bloqueio de prints do WhatsApp, que está sendo disponibilizado para os testes no Android. Como foi relatado pelo WABetaInfo na última segunda-feira (3), essa medida chega com a finalidade de aumentar ainda mais a privacidade nas conversas por meio da plataforma.
Leia mais: Limpar o cache do WhatsApp garante um aparelho mais eficiente
Bloqueador de Screenshots
A função já se encontra disponível para alguns membros da versão Beta do programa. O bloqueador de screenshots tem como objetivo evitar que os usuários tirem prints de fotos e vídeos compartilhados através do aplicativo. Mas é importante ressaltar que essa ferramenta funciona apenas para as imagens de visualização única, ou seja, aquelas que o usuário só consegue ver uma vez. As fotos e vídeos que forem compartilhados da maneira tradicional ainda podem sofrer vazamentos.
Caso o usuário tente printar a tela ao abrir a foto de apenas uma visualização, ele terá como resultado final uma imagem totalmente preta. Segundo a publicação, essa mesma ferramenta ainda é capaz de bloquear as tentativas utilizando extensões de terceiros para contornar as normas de segurança do WhatsApp.
Ainda de acordo com a publicação do WABetaInfo, essa função pode ser desativada, caso o usuário queira. É importante alertar que essa ferramenta não impede os prints das conversas, mesmo havendo as mensagens que desaparecem do chat, e também não evita que o usuário consiga fotografar a imagem única através de outro celular ou câmera digital.
O bloqueador, até o momento, só está disponível para o WhatsApp Beta para Android, na versão 2.22.22.3 do aplicativo. As pessoas que se inscreveram no programa de testes precisam atualizar seu aplicativo para a edição mais recente e verificar a disponibilidade do recurso em seu dispositivo.
Ainda não foi revelada a data de lançamento da ferramenta para o público em geral, mas acredita-se que isso não deve demorar muito para acontecer. Antes de chegar à versão estável do Android, o bloqueador deve ser lançado para testes em dispositivos iOS e em outras plataformas.
A novidade foi apresentada por Zuckerberg junto com outros recursos de privacidade para o WhatsApp, assim como a possibilidade de tirar o “online” no status do serviço e a capacidade de visualizar a listagem de participantes anteriores do grupos.
Comentários estão fechados.