Bolacha ou biscoito: de onde vem essa 'polêmica' entre os dois?
As duas palavras são aceitas na língua portuguesa, mas o regionalismo criou uma 'rivalidade' entre elas.
Bolacha ou biscoito: qual é o correto? Essa dúvida e ‘rivalidade’ é alvo de debates ‘acalorados’ nas redes sociais e, até mesmo, de piadas e brincadeiras. No entanto, há uma explicação técnica para cada um dos termos.
Vale lembrar que tanto bolacha quanto biscoito são aceitos no dicionário e possuem quase o mesmo significado. Porém, o primeiro é mais comum e usado em regiões como o estado de São Paulo e o Sul do Brasil.
Por sua vez, biscoito é mais empregado no Rio de Janeiro e no Nordeste, além de em parte de Minas Gerais, estado que fica ‘em cima do muro’ quanto a esse assunto. Mas a origem dos nomes explica a situação.
Quando surgiu a rivalidade entre bolacha e biscoito?
A palavra biscoito surgiu antes na língua portuguesa, ela vem do francês ‘biscuit’ e significa ‘assado ou cozido duas vezes’.
Já bolacha veio do latim: ‘bulla’, que se refere à ‘bolha’, devido ao formato. Esse alimento é assado apenas uma vez, e esta é a diferença técnica entre os dois produtos.
Antigamente, os biscoitos eram assados duas vezes para garantir maior durabilidade. Depois, o método usado para as bolachas ganhou mais espaço.
Durante os anos, os dois termos se tornaram sinônimos e são usados de forma aleatória em algumas situações.
Diferenciação pelos ingredientes
No Brasil, a diferenciação dos nomes se tornou mais forte durante o século 18 e há quem considere bolacha e biscoito produtos distintos.
Por exemplo, em São Paulo, o termo bolacha é usado para o alimento recheado, muitas vezes de chocolate, baunilha ou morango, vendido em supermercados. Já o biscoito é usado para o alimento feito de polvilho ou milho.
O regionalismo linguístico foi quem criou essas peculiaridades e a famosa ‘polêmica’, além de gerar dúvidas técnicas sobre os termos.
De todo o modo, tanto a bolacha quanto o biscoito são aceitos na língua portuguesa e têm o mesmo significado.
Comentários estão fechados.