Bonita e perigosa! Se vir isto na praia, afaste-se imediatamente
Apesar da diversão garantida quando se está no litoral, alguns cuidados são necessários para não ter problemas no passeio.
Uma viagem ao litoral para curtir uma praia e esquecer os problemas do dia a dia é uma ótima alternativa para qualquer pessoa, em qualquer momento.
Inclusive, no litoral brasileiro, o que não faltam são opções de lugares propícios para um momento de relaxamento e conexão total com a natureza.
No entanto, na praia, há alguns perigos que vão além dos cuidados para não se afogar ou com o sol. Alguns seres vivos típicos do mar são convidativos pela peculiaridade, mas não é indicado se tocar ou se aproximar deles.
Neste texto, falamos especificamente da caravela-portuguesa, um organismo cnidário que vive nas profundezas dos mares. Contudo, eventualmente, aparece na praia e na areia, gerando perigo para os banhistas.
Quais os perigos da caravela-portuguesa?
Ao avistar uma caravela-portuguesa na praia, não há motivo para pânico, mas você deve ficar longe do ser vivo. O contato direto dele com a pele causa diversos problemas e, certamente, vai estragar o seu passeio.
Normalmente, esse ser das profundezas do mar chama a atenção por conta da beleza e da coloração predominantemente roxa.
Esse ser vivo tem uma formação gelatinosa e parece convidativo pelo aspecto, os que não conhecem fatalmente vão colocar as mãos.
Entretanto, é nesse momento em que vem o perigo de uma lesão mais grave, que pode chegar a uma queimadura de grau três. Isso acontece por conta das toxinas liberadas como autodefesa.
Em muitos casos, as pessoas confundem com uma água-viva, outro ser que causa queimaduras semelhantes em contato com a pele.
Mesmo quando a caravela-portuguesa está morta, ainda continua liberando a toxina. Em muitas situações, isso causa vermelhidão na pele, coceira intensa e queimaduras. Porém, em pessoas com algum tipo de comorbidade, pode ser fatal.
Como cuidar da queimadura?
Caso tenha contato com a caravela-portuguesa e sinta uma dor intensa, é necessário fazer algumas ações, como limpar a região afetada com vinagre.
Depois, procure atendimento médico em uma unidade de saúde para evitar o agravamento da lesão.
Por fim, mesmo se estiver na água e avistar uma caravela-portuguesa, evite o contato, pois mesmo na água isso é lesivo. Enfim, tais cuidados vão garantir uma diversão mais tranquila quando estiver na praia.
Comentários estão fechados.