Brasileira de 94 anos pode bater o recorde de estudante mais idosa do mundo; veja
Dona Edelzuita está matriculada no EJA da Secretaria de Educação de Pernambuco. O órgão quer que ela seja reconhecida como a estudante mais idosa do mundo.
Uma brasileira está sendo inspiração ao redor do mundo e sua trajetória de vida pode garantir um recorde no Guinness World Records. Aos 94 anos, Maria Edelzuita de Souza está em busca de realizar seu sonho de aprender a ler e escrever.
A estudante está matriculada no Centro de Educação de Jovens e Adultos João Barracão, em Petrolina (Pernambuco). Desde 2022, Dona Edelzuita mantém uma frequência escolar exemplar e é querida por todos na Secretaria de Educação de Pernambuco.
Por sua dedicação e exemplo de vida, a Secretaria de Educação de Pernambuco deseja que Dona Edelzuita seja reconhecida como a estudante mais idosa do mundo no Guinness World Records. Atualmente, o recorde pertence ao queniano Kimani Maruge Ng’ang’a, que é 10 anos mais novo que a estudante brasileira.
Porém, aos 94 anos, o sonho da brasileira Maria Edelzuita de Souza não se limita a completar a educação básica, ela almeja algo muito maior: “Vou escrever o livro da minha história”.
(Imagem: Josimar Oliveira/Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco/Reprodução)
A estudante de 94 anos quer contar sua trajetória de vida
Durante sua vida, Dona Edelzuita nunca pôde frequentar a escola, pois seu pai não permitia. Assim, aprendeu o básico do ABC com a mãe e, posteriormente, decidiu deixar os estudos de lado para priorizar a educação dos filhos.
No ano passado, no primeiro dia de aula, Dona Edelzuita chegou à porta da escola acompanhada por um de seus filhos.
“É um prazer trazer a minha mãe. Quando a gente chegava na escola, eu me lembrava de quando ela levava os nove filhos. Sempre no primeiro dia, ela nos acompanhava para atravessar a estrada. A gente tomava o cafezinho, a tapioca com café, ou escaldado de farinha, na época. Todos iam para a escola. Ela era muito rigorosa”, contou o filho Tadeu Souza ao portal de notícias G1.
Após o falecimento do marido em fevereiro de 2022, Dona Edelzuita decidiu buscar aquilo que sempre sonhou. Assim, ela deixa o seguinte conselho sobre o poder da educação:
“Estudem, pois é no estudo que se aprende tudo. Na escola, aprende-se o que é bom. Eu gostaria de ser uma menina de novo, para começar agora e terminar apenas na faculdade.”
Definitivamente, o título do Guinness World Records seria mais uma conquista para a extraordinária trajetória de vida da brasileira Maria Edelzuita de Souza. Sua determinação e vontade de aprender são a maior prova da importância da educação na vida das pessoas.
Comentários estão fechados.