Buldogue francês: Autoridades do Reino Unido querem barrar a procriação da raça
Especialistas em saúde animal querem mudar as diretrizes para procriação do buldogue francês, na tentativa de reduzir os riscos aos animais.
O buldogue francês é uma das raças mais populares nos Estados Unidos e também no Reino Unido. Apesar disso, especialistas em saúde animal lançaram novas diretrizes para os padrões da raça. As medidas devem ser adotadas para evitar problemas aos animais.
Leia mais: Conheça 5 animais venenosos que vivem em nossas cidades
O anúncio foi feito pelo Kennel Club, um grupo de bem-estar e treinamento de cães no Reino Unido. De acordo com o Kennel, os cães da raça buldogue que são de focinho achatado e olhos protuberantes não vão ser mais considerados um exemplar aceitável da raça.
Buldogue francês
De acordo com as novas diretrizes para a raça, as revisões incluem um focinho mais definido, que seja visto de perfil. Além disso, as narinas precisam ser visivelmente abertas. Os padrões de raça são revisados com frequência como uma tentativa de melhorar a saúde dos animais.
É uma forma de conter os exageros físicos, segundo o Kennel Club. As características físicas do buldogue francês fazem da raça uma das mais procuradas no Reino Unido. Apesar disso, a face achatada tende a trazer problemas respiratórios para a raça.
Como consequência das características físicas, os animais também apresentam problemas nos dentes e nos olhos. Além de doenças de pele por conta do jeito enrugado dos buldogues. Na avaliação de especialistas em saúde animal, os problemas da raça existem como resultado da irresponsabilidade de criadores.
Além disso, a raça também tende a ser mais obesa, já que pela dificuldade em respirar o buldogue francês pratica poucas atividades físicas. O que reduz também a expectativa de vida dos animais dessa raça.
Isso porque a aparência vai sendo trabalhada de forma a chamar cada vez mais a atenção de compradores, muitas vezes deixando de lado o principal, que é a saúde dos animais. Por isso, cabe aos compradores a responsabilidade de não buscar características tão exageradas, como forma de desencorajar os criadores. Além disso, estudos estão sendo feitos para melhorar e proteger a saúde da raça.
Comentários estão fechados.