Conheça 5 animais venenosos que vivem em nossas cidades

Você sabe quais são os animais venenosos você pode encontrar em casa?

Quando moramos em áreas urbanas, costumamos pensar que pelas capitais não há nenhum animal peçonhento, e que isso é mais uma realidade de cidades do interior, certo? Realmente, existem muito mais animais venenosos vivendo em áreas mais afastadas, mas também existem animais venenosos que vivem nas cidades.

Só para se ter uma noção, no ano de 2019, os acidentes envolvendo escorpiões na cidade de São Paulo tiveram um aumento significativo de 30%. Só em 2018, em média 429 pessoas eram picadas por dia. Isso porque nem contamos os acidentes envolvendo os animais mais peçonhentos do planeta.

Confira agora, a lista com os 5 animais mais venenosos habitando áreas urbanas e que podem ser encontrados até em sua casa.

  • Aranha-armadeira

A aranha armadeira tem o título de ser um dos animais mais venenosos do mundo, isso porque esse aracnídeo é bastante agressivo. Fato curioso é que, a maioria das aranhas esperam suas presas se prenderam a suas teias. Mas a armadeira não, ela ataca. Seu veneno de ação rápida pode causar dores intensas, febre, taquicardia, sudorese, falta de ar, vertigem e vômitos. Não obstante, ainda pode levar à morte.

Ademais, esse animal possui hábitos noturnos e costuma se abrigar debaixo de troncos, entre plantas de folhas grandes e flores. Nas casas, pode ser encontrado em sapatos, atrás de móveis e em entulhos.

  • Aranha-marrom

Esse aracnídeo é muito comum, mas apesar de ser venenoso, não apresenta tanta agressividade como as armadeiras. Na maioria das vezes, os acidentes envolvendo esse animal é por contato direto com ela.

Em ambiente externo, a aranha-marrom geralmente vive debaixo de cascas de árvores, folhas secas ou buracos. Já dentro das casas, pode se esconder atrás de quadros, móveis, armários e dentro de sapatos.

Sua picada não é muito dolorosa e os sintomas decorrentes do veneno são: queimação e vermelhidão no local, inchaço, dor de cabeça, necrose local e mal-estar.

  • Taturana Lonomia

A lagarta Lonomia, mais conhecida como taturana, é responsável por quase 1000 acidentes no Brasil. Isso porque, ela possui cerdas venenosas que, ao entrar em contato com a pele, causam queimação, vermelhidão e dor intensa.

Entretanto, alguns quadros podem evoluir para casos graves de síndrome hemorrágica ou insuficiência renal aguda. Geralmente vivem em troncos de árvores.

  • Escorpião-amarelo

Sendo um dos animais mais perigosos do Brasil devido ao seu forte veneno, do escorpião-amarelo ganha destaque por se adaptar facilmente aos meios urbanos. Os sintomas decorrentes de sua picada são: dor intensa, inflamação local, vermelhidão, náusea, vômito, aumento da frequência cardíaca, falta de ar, queda de pressão, suor excessivo, confusão mental e até espasmos.

Essa espécie gosta de locais bastante escondidos e se alimenta de baratas, então é muito comum encontrá-los em entulhos.

  • Abelhas

Por fim, temos os animais mais comuns dessa lista. Muito conhecidas, as abelhas sozinhas podem não liberar um veneno tão nocivo, no entanto, quando existem dezenas desses insetos querendo te picar, o que pode levar a uma reação mais grave, conhecida como choque anafilático. Além disso, muitas pessoas apresentam alergia à picada desses insetos.

Para evitar acidentes com animais venenosos, é ideal manter os ambientes da sua casa sempre limpos, evitando acúmulo de entulhos. Em caso de contato com qualquer tipo de veneno, procure imediatamente por atendimento especializado.

Gostou deste conteúdo e gostaria de ver mais conteúdos como este? Basta clicar aqui!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.