Buraco gigante na superfície do Sol é encontrado e pode afetar a Terra
A estrutura trata-se de um buraco coronário capaz de liberar ventos solares que percorrem uma velocidade absurdamente alta.
A prática de explorar o espaço sideral traz consigo a possibilidade de obter informações bastante importantes sobre todo o universo, incluindo o nosso planeta. Nesse processo, é comum a observação de corpos estranhos que chamam bastante atenção, e eles podem apresentar ou não perigo para nós.
Recentemente, cientistas descobriram um buraco gigante na superfície do Sol, cujos efeitos podem acabar afetando a Terra.
O buraco coronal presente na superfície do Sol
Um buraco coronal nada mais é do uma região presente na camada mais externa do Sol, a famosa coroa solar. As propriedades do plasma nesta região sofrem alterações, visto que tanto sua densidade quanto temperatura se apresentam em níveis mais baixos do que em qualquer outro lugar. Com isso, a coroa solar passa a apresentar um tom mais escuro, dando a impressão da existência de um buraco.
A descoberta do buraco 20 vezes maior que a Terra
Enquanto o Sol realizava normalmente seu movimento de rotação, algo de “estranho” chamou a atenção dos observadores. Uma espécie de buraco entrou no campo de visão deles, cuja dimensão chamou bastante atenção. De acordo com cientistas, o buraco é entre 18 e 20 vezes maior que o planeta Terra.
Os buracos coronais são fenômenos naturais e fazem parte do sistema de operação do Sol, porém impactos significativos podem surgir na Terra, dependendo da dimensão da estrutura, que, inclusive, é o caso do buraco recém-descoberto.
Como o buraco pode afetar a Terra?
Normalmente, buracos coronais liberam ventos solares que viajam a uma velocidade incrível, podendo ultrapassar os 800 km/s. O vento solar do buraco recém-visto liberará partículas eletricamente carregadas que têm a Terra como parte do seu percurso. Essas partículas podem interferir em conexões tecnológicas terrestres, como satélites, causando interferências em serviços abastecidos por elas.
Além disso, também são capazes de provocar o surgimento de fenômenos, no planeta, como auroras, que podem ser vistas em regiões do norte terrestre.
Comentários estão fechados.