Os extremos do planeta Terra: locais com maiores altitudes e condições climáticas diversas

Venha descobrir esses lugares incríveis!

O planeta Terra possui alguns pontos nos quais a sobrevivência humana fica quase impossível, devido a muitos problemas que podem tornar as condições extremas – grande altitude, ventos velozes e baixíssima umidade, por exemplo.

Tais locais são denominados “extremos do planeta” e escondem paisagens extremamente deslumbrantes. Por isso, no artigo de hoje, vamos citar alguns desses lugares incríveis que estão escondidos no planeta.

Leia mais: Cidade da Nova Zelândia é considerada um dos melhores lugares do mundo

Lugares incríveis localizados nos extremos do planeta

Confira a seguir alguns dos extremos do planeta Terra:

1. Ilha Kaffeklubben

Localizado na Groenlândia, esse é o ponto mais setentrional inabitado do planeta Terra. A ilha foi descoberta em 1900 e tem cerca de 1km de comprimento. Apesar do duro ambiente, é possível encontrar vegetação de musgos, hepáticas, liquens e plantas de flor.

2. Polo Sul Geográfico

Conhecido por ser o ponto mais meridional inabitado do planeta Terra, o Polo Sul Geográfico foi descoberto em 1911. O local é caracterizado pelos fortes ventos e frio. Um grupo foi até o polo, mas, na volta, morreram de fome e frio. Hoje em dia existe uma estação Polo Sul Amundsen-Scott que é ocupada por pesquisadores desde 1957.

3. Alert

Localizado no Canadá, Alert é o ponto mais setentrional habitado do planeta Terra. O local é cercado por um terreno inóspito de colinas e vales, com o mar coberto por gelo o ano todo. No censo de 2016, a comunidade contava com apenas 62 habitantes.

4. Puerto Toro

Localizada no Chile, Puerto Toro, também conhecido por ser o ponto mais meridional habitado do planeta Terra, é uma aldeia de pescadores na ilha de Navarino. A região é habitada por cerca de 50 famílias.

5. Margens do Mar Morto

Localizado em Israel, o Mar Morto é considerado o ponto mais baixo do planeta Terra, ficando 418 metros abaixo do nível do mar no sentido amplo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.