Burocracia digital: saiba o que pensam os brasileiros

Com a expansão da internet, fazer compras e resolver certos problemas ficou mais fácil. Ou será que não?

Os brasileiros vêm enfrentando sérios problemas no que tange às questões burocráticas da internet. De fato, desde o processo de aquisição de um determinado item, ou até mesmo questões atreladas à troca de titularidade de contas como a de luz, água, etc., 81% dos brasileiros já passaram por algum tipo de intempérie no que refere-se à comprovação da sua própria identidade em situações de consumo de bens ou serviços.

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Por exemplo, a necessidade de ter que cadastrar-se em uma determinada plataforma para encerrar uma compra foi o motivo pelo qual 42% dos brasileiros desistiram de fazer alguma aquisição online. Nesse sentido, é importante salientar que esses dados são da pesquisa “Qual o custo de provar que você é você”, feita pelo Instituto Locomotiva. Em conformidade com essa pesquisa, cerca de 61% das pessoas afirmaram que, devido ao processo burocrático, acabaram perdendo seus investimentos.

Além disso, essa pesquisa também apontou que, mesmo com essas questões, 90% da população brasileira resolveria tudo pela internet caso isso fosse possível, e 85% relatou que é completamente mais fácil resolver entraves burocráticos online. Outro dado relevante é que sete a cada dez brasileiros gostariam que as formas de identificação fossem digitais, como o reconhecimento facial. Para eles, esse processo ajudaria a facilitar acesso a lojas ou determinados serviços.

Por fim, de acordo com Paulo Alencastro, VP executivo e cofundador da Unico, empresa que contratou a pesquisa, “a adoção da ID digital em diversos setores da economia tem o potencial não apenas de tornar as transações mais seguras para pessoas e empresas, mas também de tornar mais simples a jornada de consumo, facilitando o acesso da população a bens e serviços”.

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