Caça a javalis não diminui impacto ambiental e causa danos à saúde, aponta estudo
Por ser uma das espécies mais invasoras do mundo, a caça do javali foi legalizada. Porém, um novo estudo mostra que essa estratégia não foi tão eficaz assim.
Você sabia que a caça a javalis é legalizada no Brasil? E isso tem um por quê. Esses animais estão entre as espécies mais invasoras do mundo. Por onde passam, causam desequilíbrio à biodiversidade e dão prejuízos a plantações. Por isso, governos de todo o mundo, incluindo o brasileiro, decidiram legalizar a caça a esses animais como uma forma de “controle”.
Entretanto, um artigo publicado na revista científica One Health mostrou que, talvez, essa não foi a melhor ideia nem a estratégia mais eficaz. A pesquisa, feita por cientistas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é categórica: a estratégia falhou. Não só isso, mas, ao que tudo indica, trouxe mais prejuízo ao meio ambiente e à saúde dos seres humanos. Entenda melhor abaixo!
Mas espera aí. Por que javalis são tão perigosos assim?
(Imagem: reprodução)
Mais especificamente, os javalis que temos no Brasil partem de cruzamentos entre os javalis da Europa e os porcos domésticos. Mesmo com a domesticação dos suínos para a agropecuária, a prole desses dois animais ainda consegue ser fértil.
Além isso, eles têm um temperamento muito feroz – e complica ainda mais o fato de eles não terem predadores naturais na América do Sul. Isso fez com que eles fossem conquistando mais terreno e gerando mais descendentes.
A situação levou a uma competição desigual na natureza. Como eles não são “caçados” por nenhum outro animal e ainda conseguem se reproduzir livremente, seu número aumentou bastante e muito rapidamente.
A caça tem regras, mas…
Os caçadores não as seguiam como deveriam. A caça a javalis era permitida desde 2013 – inclusive, o animal foi a primeira espécie liberada para isso no Brasil.
No entanto, em agosto de 2023, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) suspendeu as autorizações para a prática preventivamente.
Isso porque caçar javalis não era bagunça como você possa imaginar. Os caçadores precisavam ser cadastrados, além disso, não poderiam comercializar a carne ou o couro dos animais. A burocracia fez crescer a caça ilegal.
Javalis podem ser reservatório de doenças
O que aconteceu é que os caçadores começaram a abater apenas javalis machos. As fêmeas e os filhotes eram “poupados” para que a caçada pudesse continuar, de acordo com os estudiosos que assinaram o artigo. Dessa forma, aquele primeiro problema da superpopulação de javalis não é solucionado.
Um dos pontos cruciais da preocupação com o avanço desenfreado de javalis é que eles podem ser reservatórios de várias doenças zoonóticas. Ou seja, enfermidades causadas por bactérias, parasitas, vírus ou fungos podem nos adoentar via um hospedeiro intermediário.
Segundo os cientistas, é de suma importância que esse problema tenha uma abordagem multidisciplinar. Afinal, esse é um problema de saúde e também de meio ambiente.
Comentários estão fechados.