Brasil está entre os 5 países que mais consomem carne vermelha no mundo, diz levantamento

Dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura mostram a quantidade em quilos de quanto cada pessoa do país consome de carne. Veja os números!

Você come carne? Se sim, está nas estatísticas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Os dados mostram como é o consumo desta proteína por país e apontam quais colocam mais quilos deste alimento em seus pratos.

As informações dividem o consumo em carne bovina, carne de aves, de porco, caprinos, ovinos, e outros animais – aqui, entram, coelhos, camelos, cavalos e outras carnes de caça como cervos, por exemplo.

Brasil no ranking

O Brasil entrou nas estatísticas do órgão. O país entrou no Top 10 das nações que mais consomem carne bovina do mundo, em 5º lugar.

Segundo a FAO, cada brasileiro consome, em média, 35,4 kg de carne bovina por ano. No entanto, este não é o tipo de proteína animal mais consumido por aqui.

Os brasileiros têm mais costume de consumir carne de aves; são aproximadamente 48,4 kg por pessoa. Logo depois, está a carne bovina. Em seguida, a carne suína (14,2 kg), peixes e frutos do mar (8,1 kg). Ovinos, caprinos e outros dividem a lanterninha com apenas 1,2 kg por ano.

No consumo total, o Brasil está em décimo lugar. Somando todos os tipos de carne, são 99,2 kg anuais por pessoa. O top 3 ficou com: Hong Kong (136,3 kg), Estados Unidos (128,6 kg) e Austrália (121,5 kg).

É muito frango!

Conforme o levantamento da FAO, em números absolutos EUA e China comem mais frango. Mas, no ranking, estão em 6º e 112º lugares, respectivamente no consumo per capta deste tipo de carne.

Proporcionalmente, países menores têm uma média maior. São Vicente e Granadinas, um pequeno país caribenho, tem um consumo médio de 74,7 kg de aves por ano. Logo depois vem Israel (68,9 kg), Samoa (65,7 kg) e Trinidade e Tobago (63,1 kg) e Antígua e Barbuda (61,8 kg).

Carneiro e outras carnes

Pode ser que não faça parte do seu cardápio, mas há muitos outros tipos de carnes nos pratos do mundo – além de bovinos, aves, suínos e peixes.

Na Mongólia, por exemplo, o tipo de proteína mais consumido é o de carneiros e cabras. São aproximadamente 66 kg por ano.

A explicação é cultural. O gosto por este tipo de carne vem da herança da construção do país, um local onde havia muitos pastores habilidosos.

E, um adendo: este tipo de proteína também é muito apreciado no Brasil, só não é tão fácil de achar quanto uma picanha assada ou um frango a passarinho, por exemplo.

Quanto às carnes de caça, Papua Nova Guiné lidera o ranking. Este é o país que mais produz este tipo de alimento no mundo. Dentre as carnes, destacamos veados selvagens e javalis.

No entanto, cangurus, bandicoots (não, não é o Crash dos jogos de PlayStation!) e outros marsupiais também são consumidos.

E, na Mongólia, é comum o consumo de carne de cavalo. Em 2020, o país produziu aproximadamente 100 mil toneladas deste tipo de proteína.

Confira o mapa do consumo de carnes no mundo

você pode gostar também

Comentários estão fechados.