Cada vez mais trabalhadores de escritório estão se demitindo por causa de um fator importante
Levantamentos apontam que a onda de "demissões silenciosas" está crescendo cada vez mais. Mas, porquê? Entenda os motivos.
Um assunto que ganhou destaque nos últimos anos foi o “quiet quitting”, traduzido para o português como demissão silenciosa. O tema trata da dedicação e da lealdade que se esvai aos poucos por parte dos funcionários em determinados ambientes de trabalho.
Confira a seguir os principais motivos associados a esse fator e como o trabalho híbrido pode ser a solução.
Afinal, quem é o responsável pelas demissões silenciosas?
Conforme relatado no Ivanti 2023: Elevating the Future of Everywhere Work, praticamente metade dos entrevistados informam que o principal motivo está relacionado ao Burnout, causado pelo excesso de demandas no trabalho e/ou por falta de motivação.
Outro fato interessante é que os ambientes onde esse tipo de problema mais ocorre são nos escritórios convencionais, o que nos leva à questão seguinte.
Como solucionar esse problema?
O trabalho híbrido tem se apresentado como uma solução efetiva para acabar, ou ao menos diminuir, os casos de demissões silenciosas. Com um equilíbrio entre o tempo de trabalho no escritório e o tempo de trabalho em casa, os funcionários têm apresentado melhor produtividade segundo o relatório Ivanti.
Boa parte dos CEOs de grandes empresas já notaram a importância desse tipo de atuação. Cerca de 71% dos colaboradores relatam preferir esse método de atuação, e um funcionário satisfeito é um funcionário produtivo e leal.
O trabalho híbrido permite ao colaborador atuar de casa ou do escritório conforme a necessidade da empresa. Precisa de foco para entregar determinada demanda? Trabalhar de casa livre de distrações será mais efetivo. Necessita da colaboração de outros funcionários? Basta trabalharem em conjunto no escritório.
Com essa flexibilização, todos saem satisfeitos e o tempo de trabalho é otimizado. A exaustiva rotina de ter que se deslocar todos os dias para o ambiente de trabalho gera um estresse que pode ser evitado.
Dessa forma, a chave para solucionar a onda de demissões silenciosas pode estar em olhar para um novo método de atuação, incluindo o trabalho híbrido no centro da discussão.
Comentários estão fechados.