Cádmio

O cádmio e as soluções dos seus compostos são tóxicos e precisam ser manuseados com cuidado.

0

O cádmio (símbolo químico Cd, número atômico 48) é um metal relativamente raro, macio e branco-azulado. Suas propriedades químicas são semelhantes às do zinco, além de ser encontrado com frequência em minérios desse elemento.

Cádmio - Tabela Periódica

Ao contrário do zinco, no entanto, o cádmio e as soluções dos seus compostos são tóxicos e precisam ser manuseados com cuidado.

Para que serve?

Este elemento e seus compostos são usados ​​em baterias elétricas, pigmentos, galvanoplastia, estabilizadores de plásticos e muitos tipos de solda.

Em reatores nucleares, o cádmio é usado como uma barreira para controlar reações de fissão nuclear. Alguns compostos de cádmio funcionam como semicondutores.

História

Cádmio (latim cadmia, grego kadmeia, que significa “calamina”) foi descoberto na Alemanha em 1817 por Friedrich Strohmeyer. Strohmeyer encontrou o novo elemento como uma impureza no carbonato de zinco (calamina), depois que ele notou que algumas amostras impuras mudavam de cor quando aquecidas.

O elemento foi nomeado em homena a palavra latina para calamina, tendo sido encontrado neste composto de zinco. Por cerca de 100 anos, a Alemanha continuou sendo o único produtor importante do metal.

Embora o cádmio e seus compostos sejam altamente tóxicos, o Código Farmacêutico Britânico de 1907 afirma que o iodeto de cádmio era usado como medicamento para tratar “juntas aumentadas, glândulas escrofulosas e frieiras”.

Em 1927, a Conferência Internacional sobre Pesos e Medidas redefiniu o metro em termos de uma linha espectral de cádmio vermelho (um metro é igual a 1.553.164,13 comprimentos de onda). Esta definição foi alterada posteriomente.

Características

O cádmio é um metal macio, maleável, dúctil, branco-azulado que pode ser facilmente cortado com uma faca. Na tabela periódica, encontra-se no grupo 12 (antigo grupo 2B), entre zinco e mercúrio. Além disso, está localizado no período cinco, imediatamente após a prata.

O cádmio é similar em muitos aspectos ao zinco, mas reage para formar compostos mais complexos. O estado de oxidação mais comum do cádmio é +2, embora exemplos raros de +1 possam ser encontrados. O sal mais comum do cádmio é o sulfeto de cádmio, que tem uma cor amarela.

Como elemento do grupo 12, o cádmio tem sido tradicionalmente classificado como “metal de transição”. Este ponto de vista, no entanto, foi alterado, com base na atual definição de elementos de transição estabelecidos pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC).

De acordo com essa definição, um elemento de transição é “um elemento cujo átomo tem uma sub-camada d incompleta, ou que pode dar origem a cátions com uma sub-camada d incompleta”. O cádmio não se encaixa nessa definição porque seus átomos e íons contêm elétrons que preenchem completamente os orbitais d.

Dados

Massa atômica – 112,411 u
Configuração eletrônica – [Kr] 5s2 4d10
Elétrons – 2, 8, 18, 18, 2
Estado da matéria – sólido
Ponto de fusão – 594,22 K
Ponto de ebulição – 1040 K
Entalpia de fusão – 6,192 kJ/mol
Entalpia de vaporização – 100 kJ/mol

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.