Café é mais saudável que energético?

O poder da cafeína pode nos deixar mais atentos e proporcionar um melhor desempenho nas atividades do que o energético.

Quem não recorre a uma bebida para conseguir desenvolver suas atividades com mais energia? Dentre as mais escolhidas estão o café e os diversos energéticos oferecidos pelo mercado. Contudo, pesquisas mostram que o consumo de café pode ser melhor que energéticos. Além do efeito estimulante, a cafeína possui uma alta concentração de polifenóis, antioxidantes que impedem a ação dos radicais livres.

O consumo de café também pode proporcionar diversos outros benefícios à saúde, como acelerar o metabolismo e queimar gorduras, fortalecer a memória, prevenir o Alzheimer e aumentar a expectativa de vida.

Veja mais em : Consumir café todo dia faz bem ou mal para a saúde?

O poder energético do café

O café possui um alto poder energético e, em comparação com as outras bebidas que prometem fornecer energia, ele possui um caráter natural. De acordo com pesquisas recentes, o café, além de dar mais energia, possui propriedades capazes de prevenir doenças.

Enquanto o energético possui componentes químicos e em média 50 gramas de açúcar por porção, o café possui uma baixa quantidade de calorias e o açúcar deriva da escolha de cada um.

Além disso, o café proporciona uma ativação do sistema nervoso, queima de gordura e oxidação lipídica. Todos esses benefícios são oferecidos de maneira natural, todavia, é importante ter cautela no consumo, visto que nada em excesso faz bem à saúde.

Alguns benefícios

Dentre os benefícios do café, o endocrinologista Filippo Pedrinola, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (Sbem), diz que a cafeína é uma das poucas substâncias capazes de auxiliar na queima de gordura de maneira natural.

A ativação do sistema nervoso, também proporcionada pela cafeína, garante um aumento de adrenalina no sangue, que age na quebra das células de gordura e liberação de ácidos graxos no sangue, sendo uma espécie de combustível para o corpo.

Outro estudo também mostrou que o consumo de café pode estimular a memória. Observando voluntários que consumiam essa bebida diariamente, a pesquisa feita pela Universidade de John Hopkins concluiu que uma pessoa que consome duas xícaras diárias pode ter bons resultados nos testes de memória. E aí, vamos substituir os energéticos por café? Contudo, com moderação!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.