Café em cápsula faz mal? Veja o que dizem profissionais de saúde

Se essa informação era o que faltava para você comprar uma máquina de café chique, você chegou ao artigo certo!

As máquinas de café em cápsula estão se tornando cada vez mais comuns nas casas, consultórios e escritórios do Brasil. Esta é uma opção mais prática em comparação com a bebida coada, sem contar que há inúmeros sabores e grãos, para todos os gostos, disponíveis.

No entanto, à medida que a popularidade deste tipo de bebida cresce, também aumentam as especulações acerca do produto. A bola da vez é a dúvida: o café em cápsula faz mal?

O grande vilão, segundo esta teoria que corre a internet, é o alumínio presente em algumas cápsulas.

Café em cápsula faz mal? Veja o que diz profissional da saúde

De acordo com a nutricionista Thaiz Brito, colunista no site Metrópoles, um estudo científico sanou esta dúvida. A pesquisa comparou o café coado, o café de cápsulas e o café feito na cafeteira italiana.

Por incrível que pareça, segundo os dados apresentados pela nutricionista, o café em cápsula foi o que menos apresentou alumínio na bebida pronta. Ou seja, não há perigo em consumi-lo.

A transferência da substância para o líquido depende, principalmente, de temperatura e tempo de contato. No caso da cápsula, a água quente fica pouco tempo em contato com o recipiente, ao contrário da cafeteira italiana, por exemplo.

Ufa! Posso ficar aliviado?

Ainda não, porque, de acordo com a nutricionista, ainda há uma série de outros fatores que podem causar algum tipo de dano à sua saúde. Segundo Thaiz, se você toma este tipo de café todos os dias, precisar tomar cuidado, sobretudo, com a higienização das cápsulas.

Isso porque elas podem ser vetores para a proliferação de bactérias, germes e fungos. Além disso, é preciso fazer a troca frequente da água usada nas máquinas e lavar adequadamente os compartimentos da cafeteira.

Por fim, a profissional da saúde orienta que os clientes sempre busquem utilizar cápsulas livres de plástico bisfenol.

*Com informações de Metrópoles

você pode gostar também

Comentários estão fechados.