Confira o calendário com os fenômenos naturais do mês de novembro
Fique por dentro dos dias certos para conferir os aparecimentos especiais dos fenômenos naturais, como é o caso do eclipse lunar total e os meteoros.
Um eclipse lunar total está prestes a enviar a magia do céu no início de 8 de novembro. O fenômeno será visível para os observadores que vivem ou estão na América do Norte, na costa do Pacífico, na Austrália e no leste da Ásia, onde quer que a lua esteja acima do horizonte enquanto o eclipse ocorrer.
Leia mais: Eclipses e fenômenos astronômicos em 2022: confira as datas!
Durante este processo, você possivelmente perceberá que pode ver muito mais estrelas fracas enquanto a lua cheia, normalmente brilhante, escurece para um escarlate opaco. Durante este eclipse, os observadores com binóculos podem espiar um deleite adicional: o gigante planeta de gelo Urano estará visível a apenas um polegar da lua.
Confira o calendário com os fenômenos do mês de novembro
Os meteoros Leônidas vão duelar com o luar este ano, mas o fato é: qualquer pessoa que consiga enxergar a lua na manhã de 8 de novembro, também vai poder deleitar-se de um eclipse lunar.
- 8 de novembro: dia de lua cheia;
- 8 de novembro: eclipse lunar total antes do nascer do sol;
- 11 de novembro: a lua aparece diretamente entre Marte e a brilhante estrela azul-branca Elnath no oeste, antes do nascer do sol;
- 20 de novembro: antes do nascer do sol, encontre a lua crescente acima da estrela brilhante Spica ao Sudeste;
- 18 de novembro: olhe direto para cima para ver os meteoros Leônidas depois da meia-noite. A lua está cerca de 35% cheia e vai deixar os meteoros mais fracos;
- 23 de novembro: dia de lua nova;
- 28 de novembro: a lua crescente paira abaixo de Saturno no sudoeste, logo após o pôr do sol;
- Todo o mês: a chuva de meteoros Leônidas estará ativa durante todo o mês de novembro e atinge o pico entre a meia-noite e o amanhecer do dia 18.
Para as pessoas que estão no fuso horário oriental dos EUA e Canadá, o eclipse parcial vai ter início um pouco depois das 4h. Ele deve atingir o seu total por volta das 5h15 do horário local. A lua então irá se pôr enquanto o eclipse ainda estará visível.
Para as pessoas que estão situadas na costa oeste da América do Norte, a notícia é boa: todos verão um eclipse parcial iniciando logo após a 1h da madrugada. Ele atingirá o seu total por volta das 2h15. A lua sai da parte escura da sombra da Terra, chamada de umbra, alguns minutos antes das 5h da manhã.
Comentários estão fechados.