Eclipses e Fenômenos Astronômicos em 2022: Confira as datas!

Listamos os fenômenos astronômicos mais importantes de 2022.

O ano de 2022 será realmente um festival de fenômenos astronômicos que poderão ser observados da Terra. Segundo estudiosos, teremos chuvas de meteoro, eclipses solares e também eclipses lunares, além de dois outros eclipses solares parciais.

Leia Mais: Verão 2022: Dicas de 5 praias brasileiras para conhecer na estação.

No entanto, nem todos os eventos poderão ser vistos por todo o globo, sendo restrito a alguns países que foram favorecidos pela posição geográfica. Mas não se preocupe, pois, aqui no Brasil nós também vamos conseguir observar alguns fenômenos que irão encantar os espectadores. Confira as datas de eclipses e fenômenos astronômicos em 2022!

Fenômenos astronômicos em 2022

  • Datas de eclipses em 2022

Como já mencionamos, haverá dois eclipses solares parciais que acontecerão num intervalo de seis meses entre um e outro. Esse espetáculo, que acontece quando parte da lua cobre o sol parcialmente, ocorrerá em 30 de abril e depois em 25 de outubro de 2022.

E fique atento, pois o primeiro eclipse poderá ser visto por nós brasileiros, e todos os residentes da faixa do Oceano Pacífico do Sul e regiões Sul e Oeste da América Latina. Porém, o segundo poderá ser visto em outros lugares, como parte da África, Ásia e Europa.

  • Chuvas de Meteoro em 2022

O ano começou com uma chuva de meteoros que foi visível por habitantes do Hemisfério Norte no dia 04 de janeiro. Todavia, outros eclipses estão “agendados” e poderão ser vistos inclusive aqui no Brasil. Por exemplo, a que acontecerá nos dias 15 a 29 de abril.

Para nós, residentes do hemisfério sul, essa chuva poderá ser observada, então já aproveita para agendar um evento especial para acompanhar o show. Outras chuvas de meteoros aconteceram em agosto, mas apenas visível para habitantes do Hemisfério Norte.

Já em outubro, poderemos voltar a observar o fenômeno aqui no Hemisfério Sul com uma chuva de meteoros que poderá ser vista em todo o globo nos dias 20 e 21. E, para finalizar o ano, a partir da segunda semana de dezembro, uma super chuva de meteoros com mais de 100 meteoros por hora, acontecerá. Esse fenômeno se chama Geminadas e é um evento raro que vale a pena observar.

Se você gostou de saber as datas de eclipses e fenômenos astronômicos, então programe-se para ver os fenômenos e aproveite para compartilhar essa matéria para aquele seu amigo que também adora observar o céu!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More