Campeãs de erro! 5 palavras do português que as pessoas erram com frequência
Descubra como alguns erros comuns na língua portuguesa surgem e aprimore sua escrita ao identificar deslizes frequentes na hora da escrita.
Podemos dizer que o domínio de um idioma consiste no alinhamento da escrita e da pronúncia. Por vezes, podemos saber proferir a palavra perfeitamente e escrever a palavra inadequadamente. O processo contrário também pode acontecer.
Veja também: Não erre mais: 4 palavras que são escritas com ‘S’ e não com ‘Z’
Em particular, o português evidencia um pouco mais a dificuldade de escrever as palavras corretamente. Isso acontece, pois ele carrega alguns sons semelhantes representados por letras diferentes.
Escrita de palavras que podemos errar e seus significados
No total, são citados cinco itens que apontam que a maioria dos erros ocorre devido à pronúncia semelhantes ou a palavras com grafias parecidas. Portanto, prepare-se para anotar – seja em papel ou no seu celular – e descubra esses pontos comuns de confusão.
1. Exceção
Primeiramente, temos exceção. O erro mais comum envolvendo essa palavra está na escrita inadequada, que costuma ser simbolizada por “excessão”. O significado de exceção consiste naquilo que é excluído de uma regra geral.
2. Fragante e Flagrante
Aqui temos um exemplo de duas palavras parecidas, simbolizadas por uma letra diferente. Fragante é uma palavra que deve ser usada para indicar algo perfumado e aromático. Agora, flagrante, a palavra mais popular, usa-se para indicar um ato evidenciado no momento em que acontece. Por exemplo, se você está na rua e vê alguém assaltando um banco, é um crime em flagrante.
3. Complemento e Cumprimento
Segundo o dicionário, complemento acompanha alguns significados. Em especial, esse substantivo pode ser empregado para indicar o que é preciso juntar a uma coisa para fazê-la íntegra. Ademais, também pode ser percebido como a última operação que concluí algo. Por outro lado, cumprimento significa saudar alguém. Atente-se ao significado dessas duas palavras.
4. A escrita de procrastinar
A procrastinação consiste no ato de adiantar uma tarefa que pode ser realizada de imediato. Em alguns casos, pode ser atrelada com questões de saúde mais sérias. O verbo transitivo procrastinar deve ser escrito desse mesmo modo. Evite a forma “procastinar”, pois ela não existe.
5. Reivindicar
Por fim, temos o verbo reivindicar. Ele significa demandar esforços para recuperar algo que pertence a alguém ou que está na posse de outra pessoa. Contudo, em relação a essa palavra, não é incomum que ela seja escrita erradamente como “reinvidicar”. A diferença está na adição da letra N, que não existe oficialmente.
Perceba que muitos erros comuns na língua portuguesa surgem da adição de letras que não existem ou da confusão entre palavras de sons parecidos. Por esse ângulo, é primordial identificar e focar em corrigir esses erros específicos para aprimorar sua escrita. Essa mesma lógica pode ser aplicada no estudo de outros idiomas, visto que algumas palavras do português e de outros idiomas também podem ser parecidas durante os estudos.
Comentários estão fechados.