Não erre mais: 4 palavras que são escritas com ‘S’ e não com ‘Z’

Saiba como escrever estas palavras do jeito certo e reduza os riscos de erros no seu português. Veja mais como você pode fazer isto!

A sonoridade da língua portuguesa pode causar confusões. Em especial, o fato de lidarmos com letras com sons parecidos talvez ocasione em palavras escritas imprecisamente.

Veja também: Não troque X por CH: 8 palavras que as pessoas mais erram no dia a dia

Por tal razão, é importante destacar algumas palavras que acompanham a letra ‘S’, mas são percebidas desarmoniosamente como carregando um ‘Z’ que não existe lá. Os subtítulos abaixo carregam a escrita correta da palavra. As definições estão conforme o site dicio.com.

1. Paralisar é uma das palavras

Primeiramente, temos a palavra paralisar. A forma correta é ‘paralisar’ e não ‘paralizar’. Trata-se de um verbo que se refere ao ato de tornar algo paralítico ou de deixar sem ação.

2. Análise

Análise é um substantivo feminino. É a ação ou efeito de analisar. Ademais, a palavra também pode ser percebida como um comentário avaliativo ou crítico que visa entender ou descrever algo.

3. Pesquisa

Resumidamente, pesquisar é ir atrás de mais informações de algo ou de alguém. Por exemplo, o que você está fazendo agora é uma pesquisa voltada para o português e seus erros. Então, não escreva, jamais, como “pesquiza”. Seguimos.

4. Canalizar

Em particular, canalizar deve ser a palavra menos utilizada da lista. Trata-se de um verbo que diz respeito a abrir canais ou valas em um terreno.

Além do mais, canalizar também acompanha um sentido figurado. Em conformidade com o site Dicio, a palavra pode expressar o desejo de conduzir algo para uma mesma direção. Portanto, canalize o seu português para o caminho certo e não escreva como ‘canalisar’

E ao contrário? Palavras escritas com ‘Z’ e não com ‘S’

Temos também exemplos contrários. Palavras como ‘deslize’ e ‘maximize’ também podem ser alvo de confusão. Elas são escritas com ‘Z’ e não devem ser trocadas por um ‘S’ inexistente.
Continue estudando!

Por fim, não tenha vergonha de já ter errado algumas das palavras da lista. O português é uma língua complexa que apresenta dificuldades até mesmo para os seus falantes nativos. Assim sendo, busque continuar fazendo do estudo algo contínuo na sua vida.

Desse modo, as chances de erros são minimizadas. Quando você precisar exercer sua escrita e ser julgado posteriormente por ela, como em uma redação, seu conhecimento lhe dará confiança.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.