Cana-de-açúcar: Saiba como cultivar essa planta em casa

É possível ter cana-de-açúcar fresca em casa de um jeito super simples. Confira!

A cana-de-açúcar é uma matéria-prima amplamente utilizada na indústria, desde alimentos a combustíveis. Suas plantações abrangem milhares de hectares em todo o mundo. No entanto, poucas pessoas sabem que podem ter essa planta em sua própria casa seguindo os passos adequados para o seu cultivo. Com isso, qualquer amante de plantas ou mesmo quem quer beber um delicioso caldo caseiro pode plantar a cana-de-açúcar. Confira mais detalhes a seguir!

Leia mais: Veja as 4 melhores frutas para quem possui diabetes

Aprenda a plantar cana-de-açúcar em casa

Antes de mais nada, é preciso atentar para fatores como solo, rega e outros. A cana-de-açúcar, cientificamente conhecida como Saccharum officinarum, possui vários ciclos de crescimento, sendo seu desenvolvimento inteiramente dependente deles.

No entanto, para quem quer cultivá-la em casa e ter uma colheita mais rápida, a planta anual é a melhor opção (12 meses). Com isso, o plantio deve ocorrer nos meses de outubro e novembro, e a cana deve estar pronta para a colheita em oito meses.

Dicas para plantar a cana-de-açúcar

Você já reparou que a cana-de-açúcar é dividida em várias partes por “linhas”? Elas são chamadas de colmos e é neles que os brotos crescem. Antes de iniciar o plantio da cana, é necessário cortar o colmo de maneira adequada para que os brotos possam emergir. Por isso, corte a cana no meio dos colmos, não ao longo da “linha” que os separa, pois, caso contrário, sua planta não brotará.

A melhor maneira de obter um bom solo para a plantação de cana-de-açúcar é usar solo orgânico rico em nutrientes. Além disso, uma categoria de solo perfeito é o latossolo vermelho, ou solo mais argiloso, que pode ser encontrado em casas de jardim. Depois de encontrar a melhor opção, faça sulcos de 20 a 30 cm de profundidade com uma distância de 1 a 2 metros entre eles e um depósito de 2 a 3 colmos.

Após o plantio, a planta deve ser imediatamente regada para garantir um ambiente acolhedor para os brotos. Em geral, leva apenas alguns dias para uma cana se desenvolver, portanto, é preciso fazer esse procedimento diariamente durante os períodos de seca. Por outro lado, esta espécie requer muita luz, ou seja, coloque-a em um local com bastante incidência do sol.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More