Câncer de Cólon: saiba mais sobre doença de Pelé
Rei do Futebol morreu nesta quinta-feira, 29 de dezembro, após complicações em decorrência do avanço da doença. Saiba como se prevenir e tratamentos.
Pelé morreu nesta quinta-feira, 29 de dezembro. O Rei do Futebol foi diagnosticado com câncer no cólon em setembro do ano passado e, de lá para cá, tratou a doença. Este é um dos três tumores mais comuns no Brasil. Saiba mais sobre a doença, prevenção, sintomas e tratamento.
Leia mais: Morre Pelé, o Rei do Futebol, aos 82 vítima de câncer
A doença atinge o intestino grosso e é responsável por aproximadamente 935 mil mortes por ano no mundo. As informações são da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO).
No Brasil, a doença é responsável por cerca de 10% dos diagnósticos de câncer, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Ainda conforme o órgão, há uma estimativa de diagnóstico de 45.630 novo casos anuais entre 2023 e 2025.
Entre os homens, a doença de matou Pelé fica atrás apenas do câncer de próstata em números de diagnóstico. Nas mulheres, fica atrás apenas do câncer de mama.
Câncer de Cólon: sintomas
A doença é silenciosa. Entretanto, alguns sintomas devem ligar o alerta do paciente para que ele procure um médico e investigue:
- Sangue nas fezes;
- Alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados);
- Dores e desconfortos abdominais.
É bom reforçar que estes sintomas, isolamento, não são um diagnóstico de câncer. Por isso, você deve consultar um médico para que ele faça o diagnóstico correto.
Tratamento para o câncer de Pelé
Com os exames clínicos, de imagem e de laboratório, o médico identificará o tumor e em que estágio ele está. O câncer de cólon tem altas chances de cura, mas, para isso, é importante que seja diagnosticado o quanto antes.
O tratamento pode envolver:
- Cirurgia;
- Radioterapia;
- Quimioterapia;
- Embolização (injeção de substâncias para diminuir ou obstruir o fluxo sanguíneo do tumor);
- Ablação.
Prevenção do câncer de cólon
A melhor maneira de prevenção é o exame de colonoscopia. Ele é indicado para todos a partir dos 50 anos. Caso haja histórico do câncer na família, médicos recomendam fazer o exame anualmente a partir dos 40 anos.
Tabagismo, alto consumo de álcool, dieta com muitos alimentos ultraprocessados, sedentarismo e, principalmente, histórico familiar são os principais fatores de risco para o câncer que matou Pelé.
Por isso, os médicos recomendam uma dieta balanceada, baseada principalmente em alimentos de origem vegetal. Além disso, é primordial praticar exercícios físicos, evitar bebidas alcóolicas e cigarro.
Comentários estão fechados.