Intestino grosso

Continue lendo para conhecer o órgão que reabsorve a água excedente durante a digestão.

O intestino grosso é um órgão que pertence ao sistema digestório e está localizado no abdômen, ao redor de todo intestino delgado.

Função do intestino grosso

A principal função do intestino grosso é absorver a água do quilo para ser devolvida ao corpo e também absorver alguns nutrientes que não foram assimilados pelo intestino delgado.

Além disso, ele é o responsável por armazenar e eliminar o restante do que não foi aproveitado, ou seja, as fezes em consistência pastosa.

Anatomia do intestino grosso

O intestino grosso pode ter até 1,5 metro de comprimento e, fazendo jus ao nome, possui 6 cm de diâmetro. Ele é composto por três partes chamadas de ceco, cólon e reto.

Anatomia do intestino grosso
Anatomia do intestino grosso.

Ceco

O ceco possui 5 cm e um formato de saco. Ele é a primeira porção do intestino grosso onde os resíduos chegam e passam a se chamar de bolo fecal.

Cólon

O cólon é a maior parte do intestino grosso e se subdivide em cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente e cólon sigmoide.

Anatomia do intestino grosso - Partes do cólon
Anatomia do intestino grosso – Partes do cólon.

Como as fibras vegetais não são digeridas pelo organismo humano, elas passam por todo tubo digestivo e formam a maior parte do bolo fecal.

O intestino grosso possui uma mucosa secretora que libera um muco para lubrificar o bolo fecal, facilitando a passagem dele por todo o intestino grosso até a eliminação.

O bolo fecal que é recebido no cólon permanece nessa etapa por muitas horas até que preenche algumas partes do cólon sigmoide e do reto.

Reto

O reto é a parte final do intestino grosso que termina no canal do ânus, por onde os resíduos fecais são eliminados para o exterior.

Ao redor do ânus, existe um músculo que controla a saída das fezes, ele recebe o nome de esfíncter.

Doenças do intestino grosso

  • Diverticulite: causada por pequenas bolsas que se projetam para fora da parede intestinal e quando inflamadas formam pus e podem se romper, infectando todo abdômen.
  • Colite ulcerosa: é uma inflamação do cólon que é caracterizada por úlceras crônicas.
  • Câncer de intestino: tumores que podem obstruir e impedir o funcionamento do intestino grosso, além de poder se espalhar pelo corpo.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.