Canteiro de alface em casa: Saiba como plantar no seu quintal

Confira dicas simples para cultivar alface e ter esse vegetal sempre em casa.

Para muitas pessoas, ter um cantinho em casa onde possa cuidar de alguns vegetais é um verdadeiro sonho. Se você é uma delas, saiba que isso pode se tornar realidade. Com um pouco de trabalho, dá para fazer!

Leia Mais: Horta Vertical: Cultive seus próprios temperos.

A alface, por exemplo, é uma das verduras mais simples de se plantar e que é possível cultivar em um espaço reservado em seu quintal.

Além disso, é um vegetal que tem diversos benefícios para o organismo, com rica reserva de fibras e antioxidantes, ajudando a melhorar a saúde do seu estômago e intestino. Além disso, ela pode combater o excesso de açúcar no sangue e também a pressão alta, sendo extremamente benéfica ao ser humano. Logo, não perca mais tempo e veja como realizar esse desejo em passos simples.

Preparando o solo para fazer o canteiro de alface em casa

Você deve começar reservando o espaço em seu quintal onde vai plantar as alfaces. Nesse sentido, é importante que o local onde a alface será plantada tenha, no mínimo, 15 cm de profundidade.

Ademais, será necessário também fazer a adubação desse solo com matéria orgânica antes de plantar as mudas ou sementes. Por isso, indica-se que você comece a preparar o solo para receber essas plantas no mínimo dois meses antes de plantá-las, sendo um período de adubação recorrente e regas constantes.

Em seguida, escolha um tipo de alface que possa ser cultivado em canteiro, pois nem todas conseguem, e vamos ao plantio. Já com a terra preparada, abra pequenos buracos de 10cm de profundidade e 8 cm de largura, onde você depositará 3 sementes. Lembre-se de deixar um pouco de espaço entre cada semente, e de forrar o buraco com uma fina camada de terra, sem compacta-la.

Regas

As alfaces geralmente crescem rapidamente, num período de mais ou menos 15 dias. Durante esse tempo, você deverá irrigar o solo constantemente. No entanto, apenas atente-se para não deixar o solo encharcado, o que pode fazer com que as sementes apodreçam antes de completar a germinação.

Quando consigo colher o alface no meu canteiro em casa?

Da mesma forma que a alface é rápida para germinar, também é assim para o colhimento, diferente de outras verduras. Desta forma, em apenas 50 dias você poderá fazer a colheita das suas alfaces, que já estarão prontas para o consumo.

Viu como é fácil? Então aproveite para compartilhar essa matéria com os seus amigos jardineiros, e experimentar essas dicas em casa!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More