Estudo aponta que a capacidade cerebral só começa a cair a partir dos 60 anos
Pesquisa reuniu dados de mais de um milhão de pessoas de 10 a 80 anos.
De acordo com um estudo publicado na revista Nature Human Behavior em 17 de fevereiro, a capacidade cerebral começa a declinar aos 60 anos. Os pesquisadores utilizaram dados de 1,2 milhão de indivíduos com idade entre 10 e 80 anos. Portanto, confira agora os principais achados desse levantamento.
Leia mais: Chás medicinais: confira já o poder de alguns chás para sua saúde!
Até os 60 anos, o funcionamento mental é mais acelerado
O estudo foi organizado pela Heildelberg University, da Alemanha, e foram analisadas diferenças entre o padrão cognitivo dos participantes. Nesse sentido, foram observados os padrões de resposta em tarefas simples de tomada de decisão, bem como o tempo para cada uma dessas respostas.
Como os cientistas fizeram o teste de capacidade mental?
Os participantes precisaram responder perguntas sobre questões de raça e gênero. Desse modo, foi necessário classificar algumas palavras como positivas ou negativas. Finalmente, a análise foi construída a partir dos seguintes parâmetros: a idade dos indivíduos, o tempo de resposta e a precisão.
No entanto, os autores ressaltam que o tempo de resposta não é uma medida pura de velocidade mental, mas sim a soma de vários processos. Com isso, os resultados mostraram que a partir dos 20 anos há maior cautela na tomada de decisão e, como consequência, maior tempo para chegar a uma resposta.
De acordo com as observações dos pesquisadores, por volta dos 30 anos atingimos o melhor nível de processamento mental, ao passo que a partir dos 60 vamos ficando mais lentos e passamos a cometer mais “erros”.
O que ocorre quando nós envelhecemos? Por que ficamos mais lentos?
À medida que nós envelhecemos, alguns hormônios como a acetilcolina, que é responsável por auxiliar a comunicação no sistema nervoso, a dopamina, a serotonina, entre outras substâncias importantes para o funcionamento do nosso cognitivo começam a circular em menor quantidade no nosso corpo.
Além desses fatores hormonais, conforme os anos vão passando, também perdemos uma quantidade considerável de células nervosas, que vão morrendo e, consequentemente, ficamos com menores tamanho e volume cerebral.
É possível retardar o envelhecimento?
Uma hora todos iremos envelhecer e não há como fugir disso. Contudo, é possível prevenir o envelhecimento precoce com algumas medidas, entre elas: manter uma alimentação saudável, rica em frutas e vegetais; praticar exercícios físicos; evitar preocupações e estresses desnecessários.
Comentários estão fechados.