CAPES produz webinário para tirar dúvidas sobre as bolsas em 2023
Em 2023, o valor das bolsas de mestrado e doutorado teve um aumento e mais cursos entraram na lista de beneficiários.
Alunos de programas de pesquisa, extensão e pós-graduação tiveram a oportunidade de sanar as suas dúvidas quanto à concessão de bolsas da CAPES em 2023. Isso porque, na última quarta-feira, 15, a Fundação organizou um webinário em que foi possível esclarecer as principais demandas dos próprios estudantes.
Veja a seguir onde assistir à apresentação.
Respondendo às dúvidas
Depois da publicação de uma nova tabela de concessão de bolsas e auxílios no site, o CAPES recebeu muitas dúvidas, sendo que a maioria delas eram iguais. Por isso, a Fundação decidiu fazer uma live para responder aos principais questionamentos e outros que pudessem surgir durante a transmissão do evento.
No caso, o webinário aconteceu na última quarta-feira, dia 15, no próprio canal do YouTube da Fundação e ficou disponível na plataforma para que os estudantes pudessem consultar.
Na ocasião, participou da discussão o diretor de Programas e Bolsas no país, Laerte Ferreira, além do coordenador-geral de fomento institucional à Pós-Graduação, Lucas Salviano.
Por meio do chat, os estudantes puderam compartilhar suas opiniões e dúvidas, o que deixou toda a conversa bastante interativa. Além disso, houve uma extensa explicação quanto à concessão das bolsas no sentido de direcionar o estudante e pesquisador quanto aos passos necessários para conseguir a bolsa.
Detalhes sobre a concessão de bolsas
Na terça-feira, 14, a CAPES divulgou a tabela das bolsas para auxílios de programas de pós-graduação stricto sensu. Essas bolsas irão contemplar os programas DS, Proex, Prosup, Prosuc, além das Cotas da Pró-Reitoria. Outro anúncio diz respeito ao número de bolsas que estarão disponíveis em 2023, que aumentou em relação ao ano anterior.
No caso, o número saiu de 87,9 mil benefícios para bolsistas para 93,2 mil. Além disso, mais de três mil cursos terão acréscimo de bolsas ainda neste ano.
Ademais, vale destacar que, desde 2020, a Capes considera a nota obtida na Avaliação Quadrienal da Capes. Considera também o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal e a Titulação Média de cursos para conceder bolsas.
Comentários estão fechados.