CAPES divulga editais para pesquisas na França e na América do Sul

Pesquisadores de Mudanças Climáticas, Comunicação e Matemática, Ciência e Tecnologia terão até dia 17 de maio para enviar projetos.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), um órgão brasileiro pertencente ao Ministério da Educação (MEC), lançou o edital para pesquisadores do ensino superior de outros países. Os pesquisadores da França e da América do Sul poderão apresentar os projetos até o dia 17 de maio. Saiba mais ao longo da leitura.

Confira os focos de pesquisa das parcerias

As parcerias serão entre:

A CAPES investirá R$ 2,2 milhões para cada um desses programas durante o período de dois anos. Os projetos, em particular, receberão R$438 mil para as bolsas de estudo e as missões referentes a pesquisa.

De acordo com o edital, os projetos aceitos serão indicados no mês de dezembro ainda deste ano e, após o prazo, os pesquisadores serão indicados para receberem as bolsas em março de 2024.

CAPES em parceria com a América do Sul e França

Confira abaixo as parcerias feitas:

CAPES/MATH-AmSud: parceria entre a França e os países da América do Sul (Uruguai, Argentina, Chile, Brasil, Equador, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai e Venezuela): projetos de iniciação científica para o âmbito da Matemática.

Ao todo, os pesquisadores terão seus projetos avaliados pelo período de dois anos.

CAPES/STIC AmSu: parceria entre a França e os países da América do Sul (Uruguai, Argentina, Chile, Brasil, Equador, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai e Venezuela). O projeto será uma rede de estudo para investigar a área das Tecnologias de Informação e Comunicação.

CAPES/CLIMAT-AmSud: parceria entre a França e os países da América do Sul (Uruguai, Argentina, Chile, Brasil, Equador, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai e Venezuela) para criar projetos de pesquisa de campo sobre as mudanças climáticas nos países envolvidos. Aos pesquisadores, a CAPES anuncia que todas as pesquisas seguirão o mesmo padrão.

Todos os direcionamentos, detalhados em cada programa, estão presentes no edital. Os pesquisadores terão acesso ao auxílio seguro-saúde, auxílio-deslocamento e a diárias internacionais, como consta no edital.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.