Captcha ‘não sou um robô’ mostrou para o que veio (e não é para impedir robôs)
As pessoas começaram a descobrir o motivo pelo qual o Captcha existe, mas não é somente para impedir a entrada de robôs. Entenda!
Se você não é um robô e já se deparou com esse questionamento na internet, saiba que é totalmente comum! Certamente, já teve que comprovar para o Captcha que você realmente não é uma máquina, separando usuários reais de bots.
O nome do Captcha, traduzido, é “Teste de público completamente automatizado para diferenciar computadores e humanos”.
Os testes parecem ser algo totalmente previsível – e realmente são fáceis. Clicar em imagens que contêm moto, semáforo, montanhas ou tantas outras coisas que podem se encaixar. Poderia ser um simples “clique aqui e mostre-me que não se trata de um robô”, mas o teste precisou ser um pouco mais complicado.
Captcha, o teste de humanos
Um vídeo que viralizou, feito no programa QI da televisão britânica, revelou que o teste consegue observar o nosso comportamento antes de pressionar o botão. Os robôs foram criados para clicar no botão, mas não há como ter um comportamento semelhante ao humano, por isso não conseguem fingir normalidade.
Cloudflare, empresa cibernética de segurança, afirmou que o teste rastreia a movimentação do usuário enquanto move o mouse para a caixa de resposta. Para a análise, o movimento mais simples do humano consegue ser diferente e são características que os bots não conseguem imitar.
Além de captar o movimento até clicar na caixinha, o Captcha vai avaliar os cookies que estão armazenados no dispositivo do usuário, assim como também consegue analisar o histórico de clicks. Sejam os cookies, seja o histórico, o Captcha consegue detectar.
“Digamos, por exemplo, antes de marcar a caixa, que você assistiu a alguns vídeos de gatos, gostou de um tweet sobre Greta Thunberg, verificou sua conta do Gmail antes de começar a trabalhar – tudo isso os faz pensar que você deve seja humano”, afirmou a apresentadora do programa QI, Sandi Toksvig.
Somente quando essa busca única não é suficiente que a análise, precisa fazer uso de imagens para comprovar que é um humano. No entanto, pode ficar tranquilo se você realmente não for um robô!
Comentários estão fechados.