Nutricionista alerta: essas 2 carnes são um perigo para sua saúde intestinal!

Se você tem o hábito de ingerir muita carne, saiba que ela pode ser prejudicial para o seu intestino.

É muito importante estarmos atentos ao tipo de alimento que consumimos. Muitos, inclusive, afetam diretamente o sistema digestivo. Para os que não sabem, ele atua com um papel preponderante na saúde do corpo em geral. Por isso, há alimentos que devem ser evitados. Veja abaixo os tipos de carnes que causam incômodos no intestino.

O intestino exige um cuidado especial

Conforme a nutricionista Krutika Nanavati, há alguns tipos de carnes que deverão ser evitadas para consumo. Entre muitas, ela destaca as processadas e as vermelhas. Ela explica que ambas estão ligadas a micróbios intestinais ruins e, por isso, podem mudar a composição da microbiota intestinal.

Confira abaixo mais detalhes sobre as duas opções de carnes citadas:

1. Carnes processadas

Para as pessoas que não sabem do que se tratam as carnes processadas, podemos usar como título de exemplo as salsichas, a carne seca e o bacon. São carnes muito utilizadas devido ao seu baixo custo e ao longo período de armazenamento.

Devido à grande quantidade de conservantes como corantes, moagem e cura presentes nesses produtos, na maioria das vezes, acabam não sendo bons para a saúde do intestino.

Além disso, costumam conter altos índices de sódio e nitratos, prejudicando o equilíbrio das bactérias no intestino. Os nitratos e os nitritos, inclusive, são componentes que facilitam o risco para o câncer.

2. Carnes vermelhas

As carnes vermelhas, por sua vez, se tornam prejudiciais ao intestino devido à abundância de gordura saturada e ao alto nível de colesterol.

Estudos dizem que, além de elas prejudicarem a saúde do coração, também contribuem para a má digestão, resultando na inflamação do intestino.

Ademais, as carnes vermelhas possuem muita gordura saturada e sua estrutura proteica acaba sendo difícil ser digerida, por isso há possibilidades de um desconforto gastrointestinal.

Como consequência de uma inflamação intestinal, problemas digestivos como azia, síndrome do intestino irritável (SII) e refluxo gastroesofágico (DRGE) podem ocorrer.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.