O que significa Carpe Diem?

Você vive sua vida com intensidade e de forma extraordinária? Conheça a expressão Carpe Diem e saiba o motivo de aproveitar a vida sem grandes ansiedades para o futuro.

0

Na tradução literalCarpe Diem significa aproveite o dia. Mas, seu significado não se prende apenas a aproveitar um dia específico e sim aproveitar ao máximo o presente.

O poeta romano Horácio (65 – 8 a.C), utilizou a expressão em um poema, ao qual aconselhou a uma amiga “…Carpe diem, quam minimum credula postero”. Ou seja, “Colha o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã”.

Logo, a expressão Carpe Diem, se refere a viver o presente intensamente, sem ficar ansioso com os tempos que ainda virão.

Filosofia Carpe Diem

A filosofia Carpe Diem pode ser resumida em uma chamada para aproveitar o presente. Vivendo cada momento com intensidade, sem grandes preocupações com o que o futuro tem reservado.

Esse pensamento de Horácio está alinhado ao epicurismo (um sistema filosófico que acredita em pensar na vida e levar esses pensamentos com “prazeres tranquilos”).

Para Epicuro (341 – 270 a.C), o ser humano não deve temer a morte, pois somente assim, pode-se aproveitar totalmente a vida.

Carpe Diem na cultura

O significado que Carpe Diem transmite fez com que a expressão fosse muito utilizada em diversos contextos antigos. Por exemplo, o filme Sociedade dos poetas mortos. No contexto do filme, o professor ensina aos jovens estudantes que a vida deve ser vivida de forma extraordinária.

Ainda mais, é possível encontrar o dito em livros filosóficos, como O Segredo da autora Rhonda Byrne. Além disso, muitas pessoas gostam de fazer tatuagens da expressão latina.

Leia também: Olho de Hórus – O que é, Significado, Curiosidades

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.