Entenda como carrapatos podem provocar alergia à carne vermelha
Condição vem se espalhando nos Estados Unidos e intriga pesquisadores.
Os carrapatos são um verdadeiro terror para os donos de pets. Afinal, esses insetos podem afetar bastante a saúde dos nossos bichinhos, provocando coceiras, irritação e até mesmo algumas doenças mais graves. Além disso, também são capazes de afetar os seres humanos, até mesmo provocando alergia à carne vermelha. Veja abaixo como isso ocorre.
Leia mais: Confira 5 sintomas de que o seu cachorro está com pulgas
Primeiros casos de alergias
Cada vez mais aparecem casos nos Estados Unidos de pessoas que possuem reações alérgicas ao ingerir carne vermelha. Após os primeiros pacientes, médicos perceberam que todos possuíam um ponto em comum: foram picados por carrapatos. Por conta disso, pesquisadores descobriram que a espécie desse inseto presente em cavalos e antas é a culpada dessas condições.
Inclusive, apesar de serem de clima quente, eles se tornaram cada vez mais comuns em regiões onde não estavam tão presentes, mesmo durante o inverno. No Brasil, eles também podem ser encontrados e são identificados por conta de uma manchinha branca em suas costas.
Quais são os sintomas dessa alergia?
Após ser picado por um carrapato, além da possibilidade de sentirmos falta de ar, dores de cabeça e problemas estomacais, nossa pele pode reagir com algumas erupções cutâneas, urticária, coceira e inchaço. Em alguns casos, a reação alérgica pode até mesmo provocar um choque anafilático, o que pode levar à morte.
Ademais, se tratando da aversão à carne vermelha, isso ocorre porque quando os carrapatos sugam o sangue de outros mamíferos, como veados e cavalos, também ingerem açúcares alfa-gal. Logo, quando picam os humanos, injetam essa mesma substância em nossos corpos.
Quando isso ocorre, o sistema imunológico não reconhece tais açúcares, passando a tratá-los como um corpo estranho e gerando uma resposta de defesa. Dessa forma, ao consumir carne vermelha, que também contém o alfa-gal, o corpo irá reconhecê-la como uma substância estranha.
Assim, através dos anticorpos, é gerada uma nova resposta ao que o corpo considera “invasor”, nos tornando alérgicos a esses alimentos.
Comentários estão fechados.