Deixar o carregador na tomada gasta energia?

Se você tem esse costume de deixar o carregador conectado na tomada, descubra se há gasto de energia e se essa é uma prática segura.

Carregou o celular e precisa resolver algo com o aparelho, então simplesmente o tirou do carregador, que continuou conectado na tomada? Afinal, deixar o carregador na tomada gasta energia? Bem, essa é a dúvida de muitas pessoas que costumam deixar o carregador conectado à tomada, mesmo sem estar carregando o aparelho.

Neste texto, preparamos algumas respostas e dicas para você utilizar o seu carregador da melhor maneira.

Leia mais: Hackers chineses usam da internet para fazer espionagem

Carregador na tomada gasta energia?

Deixar o carregador de qualquer aparelho eletrônico plugado na tomada deixa o dia a dia muito mais prático, não é mesmo? Desse modo, algumas pessoas possuem o hábito de manter o carregador sempre conectado à tomada.

No entanto, considerando os altos preços da conta de luz, uma dúvida que persiste é: ainda há consumo de energia, mesmo que o carregador não esteja conectado ao aparelho? Bem, a resposta é sim. Contudo, segundo Alessandro de Oliveira Santos, Mestre e Professor de Engenharia Elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), essa prática não consome uma quantidade de energia suficiente para impactar na conta de energia.

Assim, ainda de acordo com o professor, o consumo é tão pequeno que o gasto de energia do carregador conectado à tomada seria de cerca de 60 centavos ao ano, que é um valor muito baixo.

É seguro deixar o carregador na tomada?

De um modo geral sim, é seguro permanecer com o carregador conectado à tomada. Isso porque, antes de serem encaminhados para a venda, eles passam por uma série de testes de segurança para evitar o superaquecimento.

Com isso, se você utiliza modelos originais, certificados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) ou pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), não há riscos de deixá-lo na tomada.

Mas ainda sim, é melhor evitar essa prática. Pois, em casos de incêndio ou quedas de raio, por exemplo, aparelhos conectados à tomada podem causar danos maiores.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.