Carros da Volkswagem não terão mais alavanca de seta; entenda

Com vistas em oferecer um design minimalista e tecnológico aos seus consumidores, a montadora alemã registrou uma patente e volante com diversos comandos. Entenda!

A tecnologia da indústria automotiva está desenvolvendo cada vez mais funções integradas e reduzindo os comandos individuais dos automóveis.

Por exemplo, a alavanca de seta sempre foi um problema na vida de muitos motoristas, já que o comando não facilita a experiência do condutor.

Mas, aparentemente, a Volkswagen está registrando uma patente para que a seta fique no volante. Desse modo, o condutor poderá acionar a seta de forma mais confortável e segura.

O principal diferencial desse volante é que aciona diferentes controles do carro com toques muito simples, possivelmente, os comandos serão sensíveis ao toque e físicos, fazendo com que a ação seja mais dinâmica e rápida.

O portal de notícias Carbuzz divulgou que a patente está sendo registrada na Alemanha. Além disso, eles descobriram que o volante agrega muitas tecnologias e acionamentos diferentes do automóvel.

Como funciona o novo volante Volkswagen

De acordo com as ilustrações e as descrições da patente, o volante terá controles na borda interna. Esses botões podem ser sensíveis ao toque, físicos ou uma combinação entre eles.

O volante pode ter uma versão básica e uma versão mais cara, o que significa um design mais minimalista no interior do veículo.

A principal ideia é garantir que o volante acione comandos úteis dos carros. Assim, o sistema vai organizar os botões entre primários (operacionais) e secundários.

O lado esquerdo é o local dos comandos operacionais, já no lado direito estão os comandos secundários, nesse local também será a área de entretenimento, por exemplo.

Quando o condutor acionar o comando primário, o lado direito acenderá, exibindo os comandos secundários. Uma outra proposta da patente é que os comandos possam ser combinados, se necessário.

(Imagem: Escritório Alemão de Marcas e Patentes/Reprodução)

Segundo a Volkswagen, o novo volante é uma combinação de inovação e segurança, pois o motorista não terá distrações, ficará com as duas mãos no local adequado e o volante poderá ter muitos layouts.

Por fim, a empresa defende que a proposta oferece economia na produção e pode ser adaptada às necessidades de diferentes modelos de carros, como os automóveis de luxo e os esportivos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.