Cartão de crédito: Em quais momentos não devemos utilizar?
Certas situações podem funcionar como emboscada financeira e prejudicar os seus gastos mensais.
O cartão de crédito pode ser uma excelente ferramenta para acúmulo de pontos, cashback e programa de vantagens. No entanto, quando não é utilizado da maneira correta pode se tornar um vilão no orçamento e provocar dívidas inesperadas. Por isso, é importante saber quando não usar cartão de crédito para se prevenir de pagar juros altos e não embolar as contas.
Saques cash
A modalidade de saque em cartão de crédito é prevista por muitos bancos. Porém, o adiantamento feito em dinheiro é normalmente acompanhado de juros altos. Por isso, pode facilmente se tornar uma bola de neve e comprometer seu orçamento.
Pagamento de despesas não previstas
É comum que muitas famílias não possuam reserva de emergência para cobrir despesas inesperadas e recorram ao cartão de crédito. Porém, embora seja uma ideia que traga conforto, usar o cartão para pagar despesas inesperadas pode gerar uma dívida que se torna difícil de pagar.
Serviços de assinatura
A ampliação de serviços por assinatura pode vir acompanhada de problemas, em especial, pelo fato da cobrança acontecer no cartão de crédito. Por isso, verifique sua fatura regularmente para evitar cobranças duplicadas ou indesejadas.
Despesas recorrentes
As despesas recorrentes, como contas de luz, aluguel e gasolina, ou até mesmo gastos mensais podem ser pagos com cartão de crédito. No entanto, a pessoa deve se certificar de que vai conseguir quitar o valor na data de vencimento, para evitar que os gastos fiquem fora de controle.
Compras parceladas
O cartão de crédito funciona como adiantamento de dinheiro. Por isso, as compras parceladas se tornam atrativas: A pessoa não possui todo o valor para pagar naquele momento, mas consegue a partir do cartão de crédito.
Porém, é importante efetuar um planejamento para pagar as compras parceladas e organizar o orçamento para pagar esses valores. Isso porque, sem a organização necessária, o pagamento de parcelas pode corroer seu orçamento e fazer com que você contraia dívidas que não vai poder pagar.
Compras por impulso
O cartão de crédito pode ser considerado um vilão no orçamento quando é utilizado para efetuar compras por impulso, em especial quando há liquidações ou grandes ofertas.
Por isso, mesmo que aparentemente você possua algum dinheiro – que é o limite do cartão -, comprar por impulso pode te levar para as dívidas. Assim, busque fazer um orçamento mensal e comprar apenas o que pode pagar. De preferência, à vista.
Comentários estão fechados.