Caruru: Conheça os benefícios para a saúde e versatilidade na culinária dessa planta

Ingrediente versátil na culinária brasileira, o popular caruru também é cheio de vantagens para o organismo. Confira mais detalhes sobre ele e como plantá-lo!

O caruru, também conhecido como bredo, é uma planta herbácea pertencente ao gênero Amaranthus, podendo atingir entre 30 e 40 cm de altura.

Suas folhas apresentam um aspecto ligeiramente suculento e crescem de dois a sete centímetros de comprimento, conectadas ao caule por um cabinho longo.

Neste conteúdo, você vai aprender a plantar e cultivar plantá-lo. Confira!

Aplicações do caruru

As folhas do caruru podem ser utilizadas de várias formas, atendendo às necessidades de quem as consome. Elas podem ser consumidas tanto na forma de folhas quanto de grãos.

As propriedades medicinais da planta estão principalmente nas folhas, que podem ser empregadas em diversos pratos, como saladas, molhos, caldos, sopas, refogados, panquecas, bolos, suflês, tortas e chás.

Além delas, os talos e as sementes do caruru também são recomendados por especialistas devido ao alto valor nutricional que possuem.

A presença do caruru nas receitas enriquece o valor nutricional dos pratos e proporciona uma melhor qualidade de vida a longo prazo para os consumidores.

Devido à sua versatilidade e capacidade de adaptação a diferentes climas, essa planta pode ser cultivada em diversas regiões do país. No entanto, é mais comum encontrá-la no Nordeste, especialmente nos estados da Bahia e Pernambuco.

Benefícios do caruru

Além de seu uso gastronômico, o caruru possui uma significativa função medicinal, pois combate infecções do organismo e contribui para o fortalecimento dos ossos, auxiliando na prevenção de doenças como a osteoporose.

(Imagem: Divulgação)

Entre os benefícios para a saúde, o caruru apresenta propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, além de ser rico em cálcio, protegendo os ossos e dentes. É ainda uma excelente fonte de:

  • Ferro;

  • Potássio;

  • Cálcio;

  • Vitamina A;

  • Vitamina C;

  • Vitaminas do complexo B.

Como cultivar o caruru

Para cultivar o caruru, é necessário escolher um solo bem drenado e, preferencialmente, em áreas com boa incidência de luz solar. O uso de composto orgânico na terra favorece o crescimento da planta.

É crucial evitar agrotóxicos, visto que se trata de uma planta comestível e, caso haja ataque de insetos, o ideal é optar por inseticidas orgânicos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.