‘Casa suja, chão sujo’: 7 trava-línguas divertidos que vão testar sua paciência
Chegou o momento de reunir os amigos e familiares para se divertir em jogos de habilidades fonéticas tentando praticar cada trava-língua da lista.
Os trava-línguas se enquadram nos jogos linguísticos, os quais uma pessoa precisa pronunciar corretamente uma sequência de termos desafiadores. Por exemplo, ‘’um prato de trigo para três tigres tristes’’ é uma frase difícil de ser lida rapidamente.
Veja também: Duolingo divulga ranking de idiomas mais buscados em 2023 com português no top 10
Entretanto, até mesmo sabendo que há uma certa dificuldade, algumas pessoas erram, graças à semelhança dos sons. Essa sonoridade que não é tão natural aos ouvidos dos brasileiros e demais falantes do idioma português.
Jogos de linguagem: trava-línguas que desafiam a mente
- Paralelepípedos
Em primeiro lugar, se a palavra paralelepípedo já tem uma dificuldade a mais, imagina um trava-língua cheio de pequenas pedras.
Disseram que na minha rua tem paralelepípedo feito de paralelogramos. Seis paralelogramos tem um paralelepípedo. Mil paralelepípedos tem uma paralelepipedovia. Uma paralelepipedovia tem mil paralelogramos. Então uma paralelepipedovia é uma paralelogramolândia?
- Os mafagafinhos
Outra característica divertida é a possibilidade de criar palavras e trabalhar as diferentes sonoridades das sílabas, dos sons anasalados aos fluídos.
Num ninho de mafagafos, há sete mafagafinhos. Quem desmafagafizar os mafagafinhos, bom desmafagafizador será.
- Quem está arranhando?
Quanto aos clássicos, o trava-língua da aranha certamente fez parte da infância de muitos alunos, que provavelmente se perderam entre os ‘’erres’’.
A aranha arranha a jarra. A jarra arranha a aranha. Nem a aranha arranha a jarra. Nem a jarra arranha a aranha.
- A polêmica caravelas
Visto que há conceitos complexos, existem professores que nem pensam em passar aos seus alunos a frase do desinquincavacador das caravelarias.
O desinquincavacador das caravelarias desinquivincavacaria as cavidades que deveriam ser desinquivincavacadas.
- Trava-línguas no cotidiano
Por outro lado, até expressões associadas à rotina mostram que a língua portuguesa tem seus desafios de pronúncia.
Casa suja, chão sujo
- Jogando com as repetições
Em relação às variações que tornam a fonética complicada, repetir a partir de três vezes a sentença, realmente dificulta a fluência do emissor.
O original não se desoriginaliza! O original não se desoriginaliza! O original não se desoriginaliza! Se desoriginalizásemo-lo original não seria!
- Embaralharam os números
Por último, é necessário prestar atenção nos números e manter um ritmo que não interfira na interpretação do texto, que mantém uma lógica.
Há quatro quadros três e três quadros quatro. Sendo que quatro destes quadros são quadrados, um dos quadros quatro e três dos quadros três. Os três quadros, que não são quadrados, são dois dos quadros quatro e um dos quadros.
Comentários estão fechados.